ATIVIDADES EM DESTAQUE

Destino Minas Gerais é promovido com dois estandes no 35º Festuris, em Gramado

14 de novembro de 2023

Estande principal tem como ponto central um grande balcão gastronômico que ressalta a cozinha mineira

Créditos: Secult

O potencial turístico de Minas Gerais foi apresentado com dois estandes durante o 35º Festuris, que aconteceu em Gramado, no Rio Grande do Sul. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e o Sebrae. Os espaços foram inaugurados na última sexta-feira (10) com a participação do governador em exercício, Professor Mateus, e do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. 

Um dos maiores eventos de negócios turísticos da América Latina, a feira abre oportunidades para a promoção dos destinos turísticos mineiros. Para este ano, são estimados R$ 400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões e agendas no evento. O volume de negócios firmados na feira, em 2022, resultou no valor de R$350 milhões.

Em 2023, o Festuris foi realizado em três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park: Araucária, Hortênsia e Plátano.

O estande principal de Minas Gerais esteve localizado no Pavilhão Araucária e teve como ponto central um grande balcão gastronômico que ressaltou a cozinha mineira, reconhecida como um dos principais atrativos turísticos do estado. Os patrimônios históricos, a arte moderna e contemporânea também tiveram destaque ao lado da natureza e das estâncias hidrominerais.

O segundo espaço foi o Estande das Rotas, localizado no Pavilhão Food & Drinks. Este é fruto da parceria entre a Secult e o Sebrae, e apresentou três novas rotas turísticas.

Os visitantes do estande principal puderam percorrer um caminho com cortinas, que trazem referências às manifestações tradicionais e populares que expressam a Afromineiridade, como o Congado.  Além do balcão gastronômico, no estande principal havia um espaço instagramável, sala de reuniões de imprensa, mesas e balcões de atendimento.

Em parceria com o Mercado Central, o público pôde degustar algumas iguarias da cozinha clássica, como a goiabada, a bala na palha e o doce de leite. O café e o pão de queijo complementaram a experiência gastronômica com a expertise do Café Zaro e do Pão de Queijo Top Food.

Geoparque Uberaba

Outra ação estratégica foi a promoção do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes, candidato a integrar a lista de Geoparques Mundiais da Unesco. A região conta com 12 sítios paleontológicos e um elevado grau de conservação de fósseis. No início do mês, o Geoparque Uberaba foi pauta da missão internacional do Governo de Minas Gerais em Paris.

Programação cultural

A Cia de Dança do Palácio das Artes apresentou uma cena do espetáculo  “Jequitinhonha: Origem e Gesto”, nos dias 10 e 11. A coreografia é resultado da pesquisa de campo promovida pelo corpo artístico do Palácio das Artes no Alto Jequitinhonha. As visitas às Associações de Artesanato e as conversas com moradores da região inspiraram um trabalho que mescla as tradições mineiras à contemporaneidade.

A Codemge

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) é uma empresa estatal que atua para impulsionar estrategicamente a economia mineira e construir um ambiente de negócios favorável e multifacetado, bem como elevar a qualidade de vida da população. Patrocinadora do evento, a Codemge esteve representada na feira pelo seu diretor de Administração e Finanças, Lincoln Farias.

“Colocar Minas em local de destaque na vitrine privilegiada da Festuris, uma das maiores feiras de turismo do mundo, é uma maneira importante de fomentar o desenvolvimento econômico e social do estado”, afirma Farias. “Estamos potencializando os destinos mineiros e atraindo investimentos com o que Minas tem de mais autêntico: sua hospitalidade, beleza e capacidade de encantar”, completa.