Projeto Na@Mo – Desenvolvimento de nanoespectômetro

A Companhia é parceira do projeto Na@mo, que visa o desenvolvimento de um nanoespectrômetro, equipamento para análise em alta resolução de estruturas de dimensões nanométricas, como átomos e moléculas.  Iniciado em 2018, o projeto utiliza como base o modelo conceitual elaborado pelo LabNS – da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O Departamento de Ciência da Computação da UFMG está desenvolvendo o software do equipamento e o Senai-Cimatec, em Salvador/BA, é responsável pelo hardware.

O nanoespectrômetro é composto de antena que se aproxima a poucos nanômetros de distância do material, capta suas ondas eletromagnéticas e as transmite como sinal óptico a um software, que realiza a análise. A nanoantena capta a luz da amostra, transforma-a em onda propagante e a envia a detectores ópticos. As análises e imagens produzidas pelo equipamento possuem múltiplas aplicações e por diversas áreas do conhecimento, como biologia, química, física, ciência dos materiais, entre outras.

O projeto Na@Mo foi matéria de capa da edição 590 da revista Nature, uma das mais conceituadas publicações científicas do mundo, divulgada em fevereiro de 2021. O estudo divulgado na Nature revela, a partir da aplicação do nanospectômetro, imagens inéditas de bi-camadas de grafeno, um sistema que se torna supercondutor (conduz eletricidade sem resistência) quando a rotação entre as camadas é de um valor específico. Essas propriedades não poderiam ser acessadas sem a existência do equipamento.

Em dezembro de 2021, no ICEX/UFMG, foi realizada solenidade de encerramento do projeto, com a apresentação de dois protótipos pré-comerciais do nanoscópio. Participaram da cerimônia representantes do Senai Cimatec, do Laboratório de Nano-Espectroscopia do Departamento de Física da UFMG e da recém criada FabNS, empresa constituída a partir do Na@MO. O evento marcou a passagem para a fase comercial do empreendimento. A tecnologia está pronta para ser transferida a laboratórios de pesquisa e indústria especializada.



Voltar