ATIVIDADES EM DESTAQUE

Indústria de Aviação e Serviços S/A (IAS)

IAS é uma indústria de venda de equipamentos de precisão e prestação de serviços de manutenção no ramo aeronáutico, localizada em São José da Lapa/MG. Recebeu a classificação do Ministério da Defesa brasileiro “EED”, Empresa Estratégica de Defesa. Assim como a Helibras, o aporte na IAS está no âmbito dos incentivos da Codemge ao segmento aeroespacial de Minas Gerais e no fortalecimento dessa vertical de desenvolvimento.

A IAS é a única empresa autorizada na América Latina a realizar as manutenções nas turbinas dos fabricantes Rolls Royce, Klimov e Pratt & Whitney.

CONSULTA DE INTERESSE

Codemge abre consulta para venda da participação na IAS

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta de interesse, de 25/04/2022 a 27/05/2022, para a alienação de sua participação (15%) na IAS – Indústria de Aviação e Serviços S.A. O objetivo da iniciativa é receber manifestações de interesse para aquisição do ativo pelo setor privado.

Saiba mais sobre a oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos para apresentação das manifestações:

Teaser IAS (Português)Teaser IAS (Inglês)(documentos atualizados em 13/05/2022, com base nas demonstrações financeiras auditadas da IAS)

Para análise interna da consulta, os interessados devem encaminhar as seguintes informações/documentos:

  • Carta de manifestação de interesse preenchida, conforme modelo disponível no link
  • NDA (Acordo de Confidencialidade) preenchido e assinado, conforme modelo disponível no link
  • Declaração de Conformidade preenchida e assinada, conforme modelo disponível no link

As pessoas jurídicas também deverão encaminhar:

  • Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado no órgão competente, com sua(s) respectiva(s) alteração(ões), ou a sua última consolidação
  • Documentação do(s) representante(s) legal(is) da pessoa jurídica interessada que comprove os devidos poderes de representação, acompanhada de documento de identidade
  • Demonstrações Financeiras auditadas de 2020 ou de 2021 da pessoa jurídica interessada

Os investidores financeiros também deverão encaminhar:

  • Estatuto ou Contrato Social em vigor da instituição gestora do fundo de investimento, devidamente registrado no órgão competente, com sua(s) respectiva(s) alteração(ões), ou a sua última consolidação
  • Documentação do(s) representante(s) legal(is) da instituição gestora do fundo de investimento que comprove os devidos poderes de representação, acompanhada de documento de identidade
  • Documentação que ateste o total de ativos sob gestão da instituição gestora (AuM – Assets under Management), com base em relatórios da CVM e/ou Anbima. No caso de a comprovação do total de ativos sob gestão ser feita diretamente com base no portfólio do Fundo de investimentos, deverão ser encaminhados adicionalmente:
    • Regulamento do Fundo de Investimento
    • Demonstrações financeiras auditadas de 2020 ou de 2021 do Fundo de Investimento

As pessoas físicas também deverão encaminhar:

  • Documento de identificação com foto, contendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Declaração Completa de Imposto de Renda (ano-base 2020 ou 2021), acompanhada de recibo de entrega

As manifestações de interesse, acompanhadas pelos documentos descritos acima, deverão ser enviadas até o fim do prazo estipulado para a consulta de interesse (27/05/2022). O envio de toda a documentação pertinente é condição para participação do interessado nas próximas etapas do procedimento competitivo de alienação. Eventuais pedidos de informação ou esclarecimento deverão ser enviados até 23/05/2022 e serão respondidos em até 72 horas úteis. Todas as comunicações e envios devem ser feitas pelo alienacaoias@codemge.com.br. A Codemge divulgará as informações pertinentes à oportunidade de investimento em seu site institucional (http://www.codemge.com.br/investidores/ias/).

Programa de Gestão de Portfólio

Com o objetivo de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado, a Codemge instituiu em 2021 o Programa de Gestão de Portfólio. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e em garantir maior retorno de suas iniciativas para Minas.

O Programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários, direitos minerários, entre outros ativos. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa.

Press Release (English)


ROADSHOW

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) realiza em Belo Horizonte/MG, no dia 18/5, um roadshow para apresentar o processo de alienação de sua participação (15%) na empresa IAS – Indústria de Aviação e Serviços S.A.

O evento será promovido no Auditório da Codemge, às 10h. A reunião será presencial e também terá transmissão online ao vivo, pelo link: https://bit.ly/3KYNFXf.  Participam das apresentações representantes da Codemge, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da IAS.

A entrada é aberta ao público em geral, conforme limite de capacidade do espaço. Os interessados devem realizar a inscrição para o evento, presencial ou online, pelo link: https://forms.gle/aUkEaVFKshF713Zs6, até 17/5, 18 horas.

Localizada em São José da Lapa/MG, a IAS é especializada em manutenção, reparo e inspeção (MRO) de motores e outros componentes aeronáuticos para a aviação civil e militar, com certificado de Empresa Estratégica de Defesa, outorgado pelo Ministério da Defesa brasileiro. Além de corpo técnico altamente capacitado para o desenvolvimento interno de ferramentas, equipamentos e softwares, a IAS possui parcerias estratégicas com a Rolls-Royce, Pratt & Whitney e Honeywell.

Apresentações exibidas no roadshow

Teaser IAS – Codemge | Apresentação BDMG | Apresentação IAS


FIM DA CONSULTA DE INTERESSE

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) encerrou em 27/05 a fase externa de consulta de interesse para receber manifestação de potenciais investidores do setor privado, que participarão das próximas fases do procedimento de alienação de 15% das ações da IAS – Indústria de Aviação e Serviços S.A. Até 7/6, a Codemge responderá individualmente aos inscritos com a decisão final.

A consulta esteve aberta a pessoas físicas e jurídicas, entre os dias 25 de abril a 27 de maio deste ano. Em 2021, a Codemge instituiu o Programa de Gestão de Portfólio, a fim de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e na garantia de maior retorno de suas iniciativas para Minas.

O Programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários, entre outros. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa. Outras informações estão disponíveis em www.codemge.com.br/investidores.

INÍCIO DO RECEBIMENTO DE PROPOSTAS PRELIMINARES

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) dá início nesta terça-feira, 7/6, à fase de Propostas Preliminares para alienação de sua participação acionária (15%) na IAS – Indústria de Aviação e Serviços S.A.

Os interessados que manifestaram interesse durante o período da fase de consulta de interesse (ocorrida de 25/4 a 27/5) receberam comunicação formal sobre sua habilitação para essa etapa do processo competitivo (03/06). Foram habilitados os participantes que cumprem as condições de elegibilidade e requisitos financeiros colocados no teaser e que enviaram a documentação completa, no prazo indicado. Os habilitados receberão as informações para o acesso ao data room do ativo, contendo demonstrações financeiras, instrumentos jurídicos para formalização da proposta preliminar, informações sobre garantias, agendamento de visita técnica ao ativo, entre outros documentos e informações pertinentes.

Para fins de seleção das propostas, o critério de julgamento utilizado é o de melhor retorno econômico.

Os inscritos devem ficar atentos às informações acerca das próximas fases do procedimento competitivo de alienação, que serão divulgadas no site da Codemge para o público em geral, bem como remetidas por e-mail e disponibilizadas no data room aos inscritos habilitados.

REABERTURA DA CONSULTA DE INTERESSE

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) reabre a consulta de interesse, de 19/07/2022 a 02/09/2022, para a alienação de sua participação (15%) na IAS – Indústria de Aviação e Serviços S.A.

Saiba mais sobre a oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos para apresentação das manifestações:

Teaser IAS (Português) – Teaser IAS (Inglês) 

Para análise interna da consulta, os interessados devem encaminhar as seguintes informações/documentos:

  • Carta de manifestação de interesse preenchida, conforme modelo disponível no link
  • NDA (Acordo de Confidencialidade) preenchido e assinado, conforme modelo disponível no link
  • Declaração de Conformidade preenchida e assinada, conforme modelo disponível no link

As pessoas jurídicas também deverão encaminhar:

  • Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado no órgão competente, com sua(s) respectiva(s) alteração(ões), ou a sua última consolidação
  • Documentação do(s) representante(s) legal(is) da pessoa jurídica interessada que comprove os devidos poderes de representação, acompanhada de documento de identidade
  • Demonstrações Financeiras de 2020 ou de 2021 da pessoa jurídica interessada

Os investidores financeiros também deverão encaminhar:

  • Estatuto ou Contrato Social em vigor da instituição gestora do fundo de investimento, devidamente registrado no órgão competente, com sua(s) respectiva(s) alteração(ões), ou a sua última consolidação
  • Documentação do(s) representante(s) legal(is) da instituição gestora do fundo de investimento que comprove os devidos poderes de representação, acompanhada de documento de identidade
  • Documentação que ateste o total de ativos sob gestão da instituição gestora (AuM – Assets under Management), com base em relatórios da CVM e/ou Anbima. No caso de a comprovação do total de ativos sob gestão ser feita diretamente com base no portfólio do Fundo de investimentos, deverão ser encaminhados adicionalmente:
    • Regulamento do Fundo de Investimento
    • Demonstrações financeiras de 2020 ou de 2021 do Fundo de Investimento

As pessoas físicas também deverão encaminhar:

  • Documento de identificação com foto, contendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Declaração Completa de Imposto de Renda (ano-base 2020 ou 2021), acompanhada de recibo de entrega

As manifestações de interesse, acompanhadas pelos documentos descritos acima, deverão ser enviadas até o fim do prazo estipulado para a consulta de interesse (02/09/2022). O envio de toda a documentação pertinente é condição para participação do interessado nas próximas etapas do procedimento competitivo de alienação.

Eventuais pedidos de informação ou esclarecimento deverão ser enviados até 29/08/2022 e serão respondidos em até 72 horas úteis. Todas as comunicações e envios devem ser feitas pelo alienacaoias@codemge.com.br.

Reabertura

O primeiro processo realizado para alienação da participação da Codemge na IAS teve sua fase de consulta de interesse aberta de 25/4 a 24/5, com a fase de propostas preliminares encerrada em 7/7. Dado o resultado obtido nesta última etapa, a Codemge optou por não prosseguir para a fase seguinte, de apresentação de propostas vinculantes, preferindo retomar a fase de consulta de interesse. O objetivo da medida é divulgar novamente o ativo para o mercado, aumentando e expandindo a concorrência no procedimento competitivo de alienação.

ENCERRAMENTO DO PROCEDIMENTO DE ALIENAÇÃO

Codemge encerra o procedimento de alienação de sua participação na IAS

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) encerrou o procedimento de alienação de 15% das ações da IAS – Indústria de Aviação e Serviços S.A.

O procedimento esteve aberto a pessoas físicas e jurídicas para manifestação de interesse em duas ocasiões: na primeira, de 25 de abril a 24 de maio; e, após reabertura, entre os dias 19 de julho e 2 de setembro deste ano.

A ação faz parte do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge.

FINALIZAÇAO DA VENDA DE AÇÕES

O presidente da Codemge, Thiago Toscano, assina o livro de titularidade ao lado do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio (Crédito: Sede-MG)

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e o acionista controlador da Indústria de Aviação e Serviços S.A. (IAS) formalizaram a compra das ações da empresa (15%) detidas pela Codemge. A assinatura do livro de ações que transfere a titularidade foi realizada nesta segunda-feira (06/03), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte/MG, com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio. 

A Codemge acionou uma prerrogativa prevista em contrato para vender a participação ao sócio majoritário. A participação da Codemge foi adquirida por R$ 10,7 milhões. Além das ações, também foi vendido um equipamento para fabricação de ferramentas. 

Em 2022, a Companhia realizou duas consultas para receber a manifestação do interesse do mercado na alienação das ações da IAS. As consultas restaram desertas.

O diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, classifica a saída do Estado na participação como estratégica, embora saliente a importância da indústria aeroespacial para a economia mineira e da IAS para o segmento. “Nosso foco é aplicar os recursos públicos da melhor forma, em políticas prioritárias. Não pode ser papel do governo participar, com pouco poder de decisão e com altos riscos de operação, em empreendimentos que serão melhor gerenciados pela iniciativa privada”, afirma.

A alienação das ações da IAS faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge, que reavalia a carteira de ativos da Companhia, visando à maior eficiência, à economicidade e ao retorno para Minas Gerais.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, avalia como efetivamente estratégico o resultado das negociações. “A ação evidencia o foco do Governo de Minas em garantir a desestatização de aparatos que, de forma privatizada, poderão ofertar uma melhora no serviço destinado à população. Contribui, ainda, para que o Governo foque em políticas de interesse coletivo, como segurança, educação e saúde”, ressalta.

TCE – O procedimento foi autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conforme julgamento de agravo emitido em dezembro de 2022. O documento permite a venda de alguns ativos da carteira da Companhia, dentre eles a IAS e a Helibras, cuja alienação foi finalizada em janeiro deste ano.



Voltar