ATIVIDADES EM DESTAQUE

Projeto MGgrafeno

Criado em 2016, o Projeto MGgrafeno nasceu a partir de Acordo de Parceria entre Codemge, UFMG e CDTN, com objetivo de desenvolver um processo piloto e escalável de produção de grafeno, impulsionando uma nova cadeia de produtos e processos de alta tecnologia. Diante dos resultados significativos obtidos, foi firmado, em 2019, um novo Acordo de Parceria com as mesmas instituições, dando continuidade à iniciativa e buscando implementar a produção de grafenos customizados.

Além da produção de grafeno em escala, o projeto testou e demonstrou mais de 20 aplicações e materiais, com destaque para: refratários; cimentos; supercapacitores e baterias; superfícies hidrofóbicas; lubrificantes; filtros; revestimentos anticorrosivos; tintas condutoras; membranas de dessalinização e separação de água e óleo; tecidos inteligentes; sensores eletroquímicos; elastômeros.

Em 2022, foram iniciadas as tratativas entre os três entes para viabilizar a possível disponibilização, para o mercado, da tecnologia desenvolvida do grafeno, com vistas à obtenção de retorno financeiro às instituições. Em junho de 2023, como resultado do trabalho, a Codemge, a UFMG e o CDTN firmaram o contrato de partilhamento de ganhos econômicos, garantindo à Companhia quase metade dos royalties.

Paralelamente, foi encerrado o Acordo de Parceria em final de vigência, por meio de um distrato amigável entre as partes, que vai permitir a exploração conjunta e a partilha dos royalties. Ao todo, a Codemge investiu recursos da ordem de R$ 39 milhões no MGgrafeno, sem novos desembolsos previstos.

O Estado de Minas Gerais, por meio da Codemge, passará a receber 49,12% dos ganhos econômicos relacionados ao Projeto MGgrafeno. Iniciativa pioneira da Codemge, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), o MGgrafeno agrega valor ao grafite natural, mineral estratégico produzido no território mineiro.

Como resultado do trabalho conjunto, as três entidades firmaram, em junho de 2023,o contrato de partilhamento de ganhos econômicos da exploração da propriedade intelectual desenvolvida no âmbito do projeto.

Pelo contrato firmado, a exploração junto ao mercado privado será feita pela UFMG e pelo CDTN, como detentores da propriedade intelectual. Em conjunto, a Universidade e o Centro realizarão a oferta pública das tecnologias por meio de Extrato de Oferta Pública, dentro de até 12 meses, prorrogáveis por igual período.

Planta-piloto do Projeto MGgrafeno, em Belo Horizonte

SOBRE O GRAFENO

O grafeno é um nanomaterial de carbono isolado em 2004 e que possui propriedades únicas, como alta condutividade térmica e elétrica, flexibilidade e alta resistência mecânica. Outras propriedades do grafeno:

  • Alta resistência mecânica
  • Alta mobilidade elétrica
  • Suporta densidades elevadas de corrente
  • Enorme área superficial
  • Ultra impermeabilidade
  • Quimicamente inerte

CONSULTA PÚBLICA

Codemge abre consulta para alienação da participação no MGgrafeno

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta pública, de 10 a 28/01/2022, com a finalidade de receber manifestações de interesse do mercado para assumir sua posição contratual no MGgrafeno, incluindo posterior transferência da tecnologia desenvolvida no projeto.

MGgrafeno é uma iniciativa da Codemge, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), que visa a instalação da primeira planta industrial de grafeno do Brasil. Localizada em Belo Horizonte/MG, a planta-piloto é operacional desde 2018 e conta com laboratórios de alta tecnologia, equipamentos de ponta e mão de obra especializada na produção, caracterização e aplicação do material. Em 2021, o projeto alcançou a marca de 1,25 tonelada∕ano de capacidade produtiva de grafeno.

Outras informações a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos das propostas e dos participantes, encontram-se disponíveis neste link.

Para análise interna da consulta, os interessados devem encaminhar as seguintes informações/documentos:

  • Carta de manifestação de interesse preenchida (link);
  • Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado no órgão competente, com sua(s) respectiva(s) alteração(ões), ou a sua última consolidação;
  • Documentação do(s) representante(s) legal(is) da pessoa jurídica interessada que comprove os devidos poderes de representação, acompanhada de documento de identidade;
  • Balanço Patrimonial Anual de 2020 da pessoa jurídica interessada, assinado pelo responsável técnico de contabilidade.

As manifestações de interesse, acompanhadas da documentação citada, e os pedidos de esclarecimento deverão ser encaminhados, no prazo indicado, para o e-mail consultapublicagrafeno@codemge.com.br. A Codemge divulgará as respostas no site da companhia, nesta página.

Pedidos de Esclarecimentos e Respostas:

Pedido de Esclarecimento nº 1

Pedido de Esclarecimento nº 2

Pedido de Esclarecimento nº 3

Pedido de Esclarecimento nº 4

Resultado da avaliação dos requisitos de participação – empresas aptas:

  • ArcelorMittal
  • Carter Participações Ltda
  • F. Perguer
  • Gerdau
  • Nanum Tecnologia + Clamper
  • Senai Cimatec + Tecnored


Voltar