Desenvolvimento de testes para diagnóstico de covid-19

Em 2020, com o objetivo de colaborar com o enfrentamento da pandemia do coronavírus, além de incentivar a pesquisa e a inovação no estado, a Codemge estabeleceu acordos de parceria com projetos de desenvolvimento de testes para diagnóstico de covid-19.

UFMG

Realizado em parceira com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a coordenação do professor Rodolfo Giunchetti, o projeto visa o desenvolvimento de testes sorológicos para diagnóstico da covid-19, de insumos e desenvolvimentos brasileiros, incluindo testes rápidos e testes Elisa (testes imunoenzimáticos), de baixo custo e a serem produzidos em larga escala, com elevada sensibilidade e especificidade. O intuito é que a tecnologia desenvolvida seja fornecida ao Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnóstico precoce e tardio da infecção.

DETECHTA

Parceria entre a Codemge e a empresa mineira de biotecnologia Detechta, o projeto tem como objetivo finalizar o desenvolvimento de testes de diagnóstico, de insumos e desenvolvimentos brasileiros, com elevada sensibilidade e especificidade, testes rápidos e Elisa para covid-19. Também tem como finalidades sua produção e comercialização, além de viabilizar a internalização da produção de proteínas recombinantes e o controle de qualidade dos testes para registro dos produtos nos órgãos reguladores.



Voltar