Companhia Brasileira de Lítio (CBL)

Companhia Brasileira de Lítio é uma sociedade anônima de capital fechado, fundada em 1986. Possui reservas certificadas de espodumênio que superam 1,3 milhão de toneladas e é a única empresa brasileira produtora de carbonato e hidróxido de lítio. Conta com uma unidade de mineração em Araçuaí/MG e uma planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, ambas no Vale do Jequitinhonha, além de um escritório em São Paulo. O lítio é aplicado em diversas indústrias, como a de baterias, de fármacos, entre diversas outras. A iniciativa coopera para criar uma plataforma industrial capaz de sustentar o desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia para os mercados de mobilidade elétrica e geração distribuída.  

A participação da Codemge na CBL faz parte das ações do Programa de Gestão de Portfólio.

CONSULTA DE INTERESSE

Codemge abre consulta de interesse para venda da participação na CBL

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta de interesse, de 04/02/2022 a 07/03/2022, com a finalidade de receber propostas do setor privado para a alienação de sua participação (33,33%) na Companhia Brasileira de Lítio (CBL).

Saiba mais sobre a oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos das propostas e dos interessados:

Teaser CBL (Português)Teaser CBL (English)
ERRATA: erro de digitação na pág. 5 do teaser foi corrigido e os arquivos foram atualizados (08/02/2022).

Única empresa brasileira produtora de carbonato e hidróxido de lítio, a CBL é pioneira na mineração subterrânea de espodumênio no país – mineral que é a principal fonte do lítio. Possui unidade de mineração em Araçuaí/MG e planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, no Vale do Jequitinhonha. O lítio é aplicado em diversas indústrias, como a de baterias, fármacos e mobilidade elétrica.   

Para análise interna da consulta, os interessados devem encaminhar as seguintes informações/documentos:

  • Carta de manifestação de interesse preenchida, conforme modelo disponível no link
  • NDA (Acordo de Confidencialidade) preenchido e assinado, conforme modelo disponível no link
  • Declaração de Conformidade preenchida e assinada, conforme modelo disponível no link

As pessoas jurídicas também deverão encaminhar:

  • Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado no órgão competente, com sua(s) respectiva(s) alteração(ões), ou a sua última consolidação
  • Documentação do(s) representante(s) legal(is) da pessoa jurídica interessada que comprove os devidos poderes de representação, acompanhada de documento de identidade
  • Demonstrações Financeiras auditadas de 2020 ou de 2021 da pessoa jurídica interessada

As pessoas físicas também deverão encaminhar:

  • Documento de identificação com foto, contendo o Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Declaração Completa de Imposto de Renda (ano-base 2020 ou 2021), acompanhada de recibo de entrega

As manifestações de interesse, acompanhadas pelos documentos descritos acima, deverão ser enviadas até o fim do prazo estipulado para a Consulta Pública (07/03/2022). O envio de toda a documentação pertinente é condição para participação do interessado nas próximas etapas do procedimento competitivo de alienação. Eventuais pedidos de informação ou esclarecimento deverão ser enviados até 24/02/2022 e serão respondidos em até 48 horas úteis. Todas as comunicações e envios devem ser feitas por meio do e-mail alienacaocbl@codemge.com.br. A Codemge divulgará as informações pertinentes à oportunidade de investimento em seu site institucional (http://www.codemge.com.br/investidores/).

Press Release (English)


Pedidos de Esclarecimento


Pedidos de Esclarecimento – 1 a 14 (atualizado em 03/03/2022)

ROADSHOW

Única produtora brasileira de compostos de lítio é tema de roadshow promovido pela Codemge

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) realiza em Belo Horizonte/MG, no dia 22/2, e em São Paulo, em 23/2, um roadshow para apresentar a proposta de alienação de sua participação (33,33%) na Companhia Brasileira de Lítio (CBL).

Em Belo Horizonte, o evento será promovido no auditório da sede da Codemge, na próxima terça-feira (22), às 15h30. Na capital paulista, o roadshow ocorre na Sala Giorgi do Hotel Intercontinental, na quarta-feira (23), às 14h. As reuniões serão presenciais, seguindo os protocolos de prevenção à covid-19. O evento em Belo Horizonte também terá transmissão online ao vivo, pelo link: https://bit.ly/3sIUJQI. Participam das apresentações representantes da Codemge, do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e da CBL.

A entrada é aberta ao público em geral, conforme limite de capacidade dos espaços. Os interessados podem solicitar a participação nas sessões, presenciais ou online, pelo e-mail alienacaocbl@codemge.com.br até 21/2, indicando na mensagem nome, identidade e empresa que representam.

Apresentações exibidas no roadshow

Teaser CBL – Codemge | Apresentação BDMG | Apresentação CBL

FIM DA CONSULTA DE INTERESSE

Codemge encerra consulta de interesse para venda de sua participação na CBL

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) encerrou a fase externa de consulta de interesse para receber manifestação de potenciais investidores do setor privado, que participarão das próximas fases do procedimento de alienação de 33,33% das ações da Companhia Brasileira de Lítio (CBL). Até o próximo dia 16, a Codemge responderá individualmente aos inscritos com a decisão de habilitação ou inabilitação. Os participantes terão o prazo de 48 horas, a contar do recebimento do e-mail, para apresentar pedidos de reconsideração, devidamente motivados, acerca de sua eventual inabilitação.

A Codemge responderá aos eventuais pedidos de reconsideração, também no prazo de 48 horas do recebimento. Os inscritos devem ficar atentos às informações acerca das próximas fases do procedimento competitivo de alienação, que serão divulgadas no site da Codemge.

A consulta esteve aberta a pessoas físicas e jurídicas, entre os dias 4 de fevereiro e 7 de março deste ano. Em 2021, a Codemge instituiu o Programa de Gestão de Portfólio, a fim de se tornar vetor de soluções para o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais, promovendo a conexão entre o público e o privado. A ação, em curso, revisa sua carteira de ativos com foco na simplificação, na eficiência e na garantia de maior retorno de suas iniciativas para Minas.

O Programa inclui fundos de investimentos em participações, participações acionárias diretas, projetos de P&D, ativos imobiliários e direitos minerários, entre outros. As oportunidades oferecidas a investidores são divulgadas pelo site da Codemge, em conformidade com a legislação e com as melhores práticas de mercado e de governança corporativa. Outras informações estão disponíveis em www.codemge.com.br/investidores.

INÍCIO DO RECEBIMENTO DE PROPOSTAS VINCULANTES

Codemge inicia recebimento de propostas vinculantes para venda de sua participação na CBL

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) dará início nesta sexta-feira, 25/03, à fase de Propostas Vinculantes para alienação de sua participação acionária (33,33%) na Companhia Brasileira de Lítio (CBL). A fase de propostas preliminares foi suprimida mediante decisão motivada da diretoria da Codemge, nos termos do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Companhia.

As instituições que manifestaram interesse durante o período da fase de consulta (ocorrida de 4/2 a 7/3) receberam comunicação formal sobre sua habilitação para essa etapa do processo competitivo. Foram habilitados os participantes que cumprem as condições de elegibilidade colocadas no teaser e que enviaram a documentação completa, no prazo indicado. Os habilitados receberão as informações para o acesso ao data room do ativo, contendo demonstrações financeiras, instrumentos jurídicos para formalização da Proposta Vinculante, informações sobre garantias, agendamento de visita técnica ao ativo, entre outros documentos e informações pertinentes.

Para fins de seleção das propostas, o critério de julgamento utilizado é o de melhor retorno econômico.

Os inscritos devem ficar atentos às informações acerca das próximas fases do procedimento competitivo de alienação, que serão divulgadas no site da Codemge para o público em geral, bem como remetidas por e-mail e disponibilizadas no data room aos inscritos habilitados.

A fase de consulta de interesse esteve aberta a pessoas físicas e jurídicas, entre os dias 4 de fevereiro e 7 de março deste ano. Em sequência, conforme informado, foi feita a avaliação de habilitação dos interessados. 

REBID

Codemge recebe propostas vinculantes para venda de sua participação na CBL

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) recebe em 7 de julho as propostas vinculantes do mercado para venda de sua participação acionária (33,33%) na Companhia Brasileira de Lítio (CBL). Na ocasião, os participantes também terão oportunidade de aumentar suas propostas, cobrindo a melhor oferta recebida (rebid).

Para participação na sessão, os proponentes, que já estão habilitados no procedimento competitivo, deverão realizar os seguintes passos:

  • Credenciamento: até às 13 horas de 1º/7/2022, por meio de correspondência eletrônica à Comissão de Alienação, os proponentes deverão enviar a identificação dos representantes que estarão presentes na sessão de rebid e toda a documentação pertinente.
  • Entrega das propostas vinculantes: os envelopes contendo as propostas vinculantes e demais anexos obrigatórios devem ser entregues de 9 às 13 horas no dia 7/7/2022, na sede da Codemge, à Rua Manaus, 467, Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG.

A sessão pública do rebid será conduzida pela Comissão de Alienação da Codemge na sede da Companhia e terá início às 14 horas do dia 07/07/2022. ​

Os detalhes sobre credenciamento, entrega das propostas vinculantes, regras operacionais do leilão, documentos a serem enviados e prazos foram disponibilizados a todos os participantes do processo por meio eletrônico. As informações também se encontram disponíveis no data room criado para compartilhamento de dados.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail alienacaocbl@codemge.com.br.

ERRATA – REBID

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) recebe em 7 de julho as propostas vinculantes do mercado para venda de sua participação acionária (33,33%) na Companhia Brasileira de Lítio (CBL). Na ocasião, os participantes também terão oportunidade de aumentar suas propostas, cobrindo a melhor oferta recebida (rebid).

Para participação na sessão, os proponentes, que já estão habilitados no procedimento competitivo, deverão realizar os seguintes passos:

  • Credenciamento: até às 13 horas de 5/7/2022, por meio de entrega de envelope fechado na sede da Codemge, direcionado à Comissão de Alienação, os proponentes deverão enviar a identificação dos representantes que estarão presentes na sessão de rebid e toda a documentação pertinente, conforme reportado no documento disponibilizado no data Room. (errata – atualização em 01/07/2022)
  • Entrega das propostas vinculantes: os envelopes contendo as propostas vinculantes e demais anexos obrigatórios devem ser entregues de 9 às 13 horas no dia 7/7/2022, na sede da Codemge, à Rua Manaus, 467, Santa Efigênia – Belo Horizonte/MG.

A sessão pública do rebid será conduzida pela Comissão de Alienação da Codemge na sede da Companhia e terá início às 14 horas do dia 07/07/2022. ​

Os detalhes sobre credenciamento, entrega das propostas vinculantes, regras operacionais do leilão, documentos a serem enviados e prazos foram disponibilizados a todos os participantes do processo por meio eletrônico. As informações também se encontram disponíveis no data room criado para compartilhamento de dados.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail alienacaocbl@codemge.com.br.



Voltar