Atenta às contribuições da população, aos pedidos levantados durante a audiência pública realizada no último dia 14 e com o objetivo de melhor informar alguns pontos do Edital, a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) remarcou para 5 de abril a sessão de abertura dos envelopes para concessão do Parque das Águas de Caxambu.
O certame será na modalidade presencial, às 9h, na sede da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), no Edifício Minas, 9º andar, Cidade Administrativa de Minas Gerais (Rodovia Papa João Paulo II, nº 3.777, Serra Verde, Belo Horizonte/MG).
O objeto da concessão inclui: administração, conservação, operação, manutenção, exploração econômica e realização de investimentos no Parque das Águas de Caxambu e no Balneário Hidroterápico.
O deputado estadual Carlos Henrique, do partido Republicanos, salienta o respaldo jurídico dado pela legislação para a concessão do Parque das Águas de Caxambu. Segundo o deputado, é dever do poder público dar uma melhor destinação aos bens públicos sob sua gestão quando esses geram um alto custo para os cofres públicos. Para o diretor presidente da Codemge, Thiago Toscano, os recursos despendidos com a manutenção do Parque poderiam ser destinados ao Estado para aplicação em políticas de educação, saúde e segurança uma vez que o local passe a ser melhor administrado por um gestor com expertise em parques e balneários.
Os direitos minerários não são objeto dessa concessão. Mais informações sobre o edital e seus anexos estão disponíveis em http://www.codemge.com.br/licitacoes/CODEMGE/770-2022/.
Parque das Águas de Caxambu e Balneário
O Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães é conhecido por suas águas minerais terapêuticas e conta com área de 210 mil metros quadrados, contendo um gêiser, um coreto, esculturas e diversos outros elementos paisagísticos e mobiliários, além de 10 fontanários de águas minerais, cada uma delas com propriedades diferentes. O empreendimento oferece quadras de tênis de saibro, de vôlei tradicional e de areia, pista de cooper, área de piquenique, piscinas de água mineral (adulto e infantil), vestiários, ringue de patinação e playground, por exemplo.
O conjunto arquitetônico e paisagístico do Parque das Águas integra o cenário urbano de Caxambu e a história da cidade. Os prédios do Balneário, do engarrafamento de águas, dos fontanários e do coreto configuram um acervo arquitetônico, abarcando tipologias como ecletismo, art nouveau, art decó, neoclássico e moderno.
Destacam-se as fontes de água mineral, com suas propriedades medicinais. São elas: Dona Leopoldina; Conde D’eu e Princesa Isabel; Duque de Saxe; Beleza; Dom Pedro; Viotti; Viotti Menor; Venâncio; Mayrink; e Ernestina Guedes.
Já o Balneário, localizado dentro do Parque das Águas de Caxambu, é um centro hidroterápico com mais de 30 serviços disponíveis, que se dividem entre banhos (de imersão em água mineral ou o aromático), duchas (como escocesa e a circular), sauna masculina úmida e seca, massagens, banheiras de hidromassagem e outros. Além disso, também é possível realizar tratamentos faciais, depilação corporal e facial, terapias holísticas e tratamentos de medicina tradicional chinesa, dando ao espaço a característica de um spa termal.
O fluxo de visitantes no Parque das Águas é de 120 mil pessoas por ano. A população do município de Caxambu é de aproximadamente 20 mil habitantes.
Outras informações sobre a licitação também estão disponíveis em http://www.codemge.com.br/licitacao-do-parque-das-aguas-sera-realizada-em-marco/