Há mais de 30 anos sem funcionar, a rampa que dá acesso ao 3º piso do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip) está sendo substituída. A primeira esteira foi retirada. As obras, que iniciaram em 16 de janeiro deste ano, tem previsão de término para abril/2018.
Com investimentos da ordem de R$5mi (cinco milhões de reais), diversas mudanças estão sendo realizadas no Tergip, desde 1º de março de 2016, quando a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) assumiu a gestão/administração do espaço, mediante convênio firmado com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DEER/MG).
Até o momento, foram realizadas intervenções em prol de melhorias como: revitalização dos pisos do hall de entrada e do mezanino; recuperação do pavimento (bloquetes no embarque e desembarque); pintura das áreas internas e externas; substituição dos bebedouros danificados, totalizando 11 unidades; aquisição e instalação de longarinas semelhantes às usadas em aeroportos, em substituição a todas as cadeiras existentes, totalizando aproximadamente 700 assentos, sendo 14 assentos especiais e 84 com mesas de apoio; construção de um novo auditório; conserto e manutenção permanente dos quatro elevadores; substituição dos vidros das janelas; melhorias nos estacionamentos superior e inferior, com implantação de cancelas automáticas e revitalização da sinalização, implantação do sistema CFTV de segurança e monitoramento eletrônico (com a instalação de 202 novas câmeras), reforma completa/modernização dos banheiros públicos, entre outras. Também estão em andamento obras para manutenção do telhado.
Com o objetivo de proporcionar conforto e mobilidade no Terminal, sempre por meio de licitação, foram contratadas empresas para a realização de serviços específicos, tais como:
– Concessão de uso dos banheiros, com exploração comercial e atribuição de encargos de gestão, conservação e higienização dessas instalações;
– Concessão de uso das lojas do Terminal, incluindo reformas;
– Instalação de 10 novos relógios, localizados no hall, no embarque e no desembarque;
– Uso do espaço publicitário da Rodoviária, contemplando revitalização da sinalização;
– Concessão de uso do estacionamento de veículos, incluindo reformas.
Veja abaixo as fotos da obra na rampa: