ATIVIDADES EM DESTAQUE

Governo de Minas participa do Encontro Econômico Brasil-Alemanha

16 de março de 2023

Com patrocínio da Codemge e apoio do Invest Minas, EEBA evidencia proteção climática, transição energética e digitalização na indústria

Entre os dias 13 e 14 de março, o Governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Invest Minas, esteve no 39º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), realizado em Belo Horizonte, no Minascentro. Mais importante evento da agenda bilateral dos dois países, o encontro teve como tema “Novas abordagens sobre energia, clima e digitalização”.

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, e o Ministro Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck foram algumas das autoridades presentes na sessão de abertura.

Fernando Passalio, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, avaliou que este é um encontro de profunda relevância para o estado, “haja vista as inúmeras oportunidades de exportação e importação, geração de negócios, cooperação e atração de investimentos que podem nascer dessa relação bilateral”.

O diretor-presidente da Codemge, Thiago Toscano, esteve no encontro e destacou a relevância do EEBA, do qual a empresa é patrocinadora. O executivo salientou o fortalecimento das relações Brasil e Alemanha na geração de oportunidades para as instituições mineiras.  “Mais uma vez, marcamos presença na agenda internacional do Governo de Minas. A presença de diversas personalidades, públicas e do mundo corporativo, demonstram a importância de o estado sediar esse tipo de evento e da Codemge estar junto”, afirma.  

“O EEBA foi uma excelente oportunidade para a conexão entre Minas Gerais e empresas alemãs”, comenta Carlos Augusto Romualdo, gerente de Comunicação Social e Institucional da Invest Minas, uma das instituições apoiadoras do Encontro. “O intuito era atrair novos investimentos, principalmente os ligados à temática de economia verde. Em um trabalho coordenado, Governo de Minas e FIEMG estiveram juntos em prol do desenvolvimento econômico do estado, apresentando Minas Gerais, suas potencialidades e projetos aos empresários e autoridades alemãs”, completa.

O Encontro Econômico Brasil-Alemanha foi coorganizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federação das Indústrias Alemãs (BDI).

Minas na rota internacional dos investimentos

O patrocínio ao EEBA integra a esfera de atuação da Codemge voltada à prospecção de negócios por meio de ações de internacionalização do estado.

Em 2021, a Companhia compôs a delegação mineira para a ExpoDubai, nos Emirados Árabes. Representou Minas Gerais na Missão Índia, organizada pela FIEMG e pela Apex-Brasil, em novembro do ano passado, e participou da missão internacional do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração, Fazenda e Planejamento (Consad), na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, na França. Entre os dias 5 e 8 de março de 2023, também marcou presença no maior evento de mineração do mundo, a convenção anual da Prospectors and Developers Association of Canada (PDAC), em Toronto, no Canadá.



EEBA

Em sua programação, o encontro trouxe painéis, rodadas de negócios, visitas técnicas, reuniões paralelas de grupos de trabalho bilaterais e o encontro da Comissão Mista de Cooperação Econômica Brasil-Alemanha.Os principais setores envolvidos são educação, energia, metalurgia, mecânica, química e farmacêutica, rochas e minerais, tecnologia da informação & comunicação e eletroeletrônico, construção civil e mobiliário.

O encontro é realizado desde 1974, de forma alternada nos dois países, com o objetivo de debater novos investimentos e estimular cooperação. Em 2024, será realizado na Alemanha em uma cidade que será definida. No ano seguinte, Salvador, capital da Bahia, sediará o evento.

Alemanha

Quarto parceiro comercial do Brasil, a Alemanha tem o Produto Interno Bruto (PIB) estimado em US$ 4.031,149 bilhões (2022), segundo dados da CNI, sendo que a indústria responde por 30,7% do valor. Os principais produtos brasileiros exportados para país europeu são café, chá, mate e especiarias, desperdícios de indústrias alimentares, minérios e máquinas mecânicas. Já o Brasil importa da Alemanha, sobretudo, máquinas mecânicas, químicos orgânicos, veículos terrestres e produtos farmacêuticos.

Codemge

A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio. 

Invest Minas

A Invest Minas é a agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais. Sua missão é desenvolver o estado por meio da atração de investimentos, apoio às empresas instaladas e promoção das exportações. Fundada em 1968, foi a primeira agência de promoção de investimento do Brasil, servindo de modelo para a criação de instituições similares no Brasil. A Agência é vinculada à Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) e é mantida pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).