ATIVIDADES

Estudantes da rede estadual de ensino visitam o Palácio das Mangabeiras

16 de setembro de 2019

Espaço está sediando a CASACOR Minas e abre suas portas para visitação gratuita de escolas públicas durante a Semana Cultural da Independência

O olhar educativo é um viés importante da difusão cultural, que contribui para a formação de público e para o despertar de novos e variados interesses. Com essa perspectiva, o Palácio das Mangabeiras passou a integrar a programação da Semana Cultural da Independência, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), abrindo a 25ª edição da CASACOR Minas para a visitação gratuita de escolas estaduais.

Na última sexta-feira (13/9), a CASACOR Minas recebeu 80 alunos do ensino médio das escolas estaduais Ari da Franca, do bairro Santa Mônica, região de Venda Nova; e Celso Machado, do bairro Milionários, região do Barreiro. As excursões foram viabilizadas por meio de parceria entre a Secult, a Secretaria de Educação do Estado e a mostra.

Foi a primeira vez dos estudantes neste símbolo modernista mineiro, situado aos pés da Serra do Curral. A visita às dependências do Palácio das Mangabeiras começou na área externa, que tem jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx e contém a maioria das obras da CASACOR Minas. Em seguida, os alunos puderam conhecer o interior do Palácio, antiga residência oficial dos governadores, inaugurada em 1955, e que já foi palco de inúmeras reuniões e encontros decisivos, tendo importância histórica para a política de Minas Gerais.

“Aqui os alunos podem ver na prática o que estudam na teoria. Nos livros, tudo está muito distante, e na exposição eles estão tendo contato e podem interagir com as proporções, cores, formas e design presentes na arquitetura”, destacou a professora de Arte da escola estadual Ari Franca, Mônica Vilaça.

Exposição

Com projeto inicial de autoria do arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio das Mangabeiras passou a abrigar a CASACOR Minas desde o dia 3/9, trazendo novas narrativas para o espaço. A mostra, reconhecida como maior exposição de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, exibe em Belo Horizonte trabalhos de 94 profissionais, dispostos em 60 ambientes.

Com o tema “Planeta Casa”, o intuito da exposição é levar aos frequentadores uma reflexão sobre como a relação com o mundo influencia no jeito de morar. Repensar a casa não mais como um espaço físico, mas, sim, como um estado de espírito tem norteado as novas formas de habitação nos últimos anos.

A parceria do Governo de Minas Gerais/Codemge com a CASACOR envolve a manutenção da edificação durante todo o período da ocupação, além da realização de uma série de melhorias no imóvel, desonerando o governo estadual dos encargos decorrentes da não utilização do espaço, além de todos os custos relativos à sua manutenção.

Estão previstas novas visitas gratuitas de estudantes durante o período da exposição, que vai até 13/10. Escolas que queiram agendar devem entrar em contato pelo telefone (31) 3286-4587.

(Fonte: Agência Minas – adaptado / Fotos: Divulgação Secult)