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Codemig divulga resultado do edital de patrocínio a projetos e eventos

11 de março de 2016

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) divulgou esta semana os projetos e eventos escolhidos por meio do edital de chamamento público realizado para o primeiro semestre de 2016. A seleção pública contemplou 62 iniciativas, que abrangem os 17 territórios de desenvolvimento definidos pelo Governo estadual. A verba total concedida pela instituição é de R$ 997 mil. O resultado está disponível aqui.

A Empresa recebeu 335 propostas, que foram avaliadas pelo Comitê de Patrocínio da Codemig. “Buscamos selecionar iniciativas que compatibilizem a geração de oportunidades de negócio, o crescimento econômico sustentável e o bem-estar social dos mineiros. Esses investimentos demonstram nosso forte compromisso com o desenvolvimento das diversas regiões do Estado”, ressalta o presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco.

Na análise, foram considerados critérios como: abrangência, buscando contemplar diversas regiões mineiras; potencial de negócios, valorizando oportunidades de fortalecimento da economia do município ou da região; viabilidade de execução, incluindo adequação orçamentária, relação custo/benefício e capacidade técnica da equipe envolvida; diferencial do projeto, observando a adequação do tema do evento e oportunidades geradas ao patrocinador; e diversidade, analisando a originalidade da proposta apresentada.

O objetivo foi incentivar e investir em projetos e eventos que possam fomentar cadeias produtivas e fortalecer a economia do Estado, principalmente aquelas ligadas à indústria criativa (moda, gastronomia, audiovisual, design, música), à indústria de alta tecnologia (materiais estratégicos, aeroespacial e defesa, biotecnologia, semicondutores e tecnologia da informação) e à mineração, energia e infraestrutura.

Além disso, a seleção pública buscou estabelecer parcerias que aperfeiçoem esforços e potencializem os resultados de ações em benefício dos segmentos econômicos. Pretende-se ainda estimular a realização de projetos de interesse público, que contemplem a cultura brasileira em toda a sua diversidade.

A formalização do patrocínio será feita mediante assinatura de contrato a ser firmado entre o proponente selecionado e a Codemig.

Patrocínio

As inscrições das propostas ocorreram do dia 4 de janeiro deste ano até 5 de fevereiro. De acordo com o edital de chamamento público, o projeto de patrocínio consiste em uma iniciativa do patrocinado, formalizada por meio de um documento em que apresenta as características, as justificativas e a metodologia de sua execução, estabelece cotas de participação, contrapartidas e condições financeiras, além de informar outras singularidades da ação proposta ao patrocinador.

As ações propostas deveriam apresentar caráter educativo, informativo, social e contemplar, principalmente, a geração de negócios e o fomento ao desenvolvimento econômico, estando alinhadas ao planejamento estratégico da Codemig.

O edital não contemplou concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária ou fiscal. Também não se aplicou a pessoa física, podendo participar apenas pessoa jurídica, como associação, empresa, município, organização não governamental, entre outras.