ÁREAS DE ATUAÇÃO

Codemge recebe homenagem durante Concurso de Qualidade dos Cafés

4 de dezembro de 2019

Empresa foi agraciada com o troféu e o certificado Parceiro da Qualidade

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) foi homenageada nesta terça-feira, 3/12, durante o 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, realizado na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), com a presença do governador Romeu Zema. Patrocinadora do evento, a Codemge foi agraciada com o troféu e o certificado Parceiro da Qualidade, destinados aos entes que integraram competências e ações para viabilizar a iniciativa. O presidente da Companhia, Dante de Matos, esteve presente e recebeu a honraria das mãos da secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Soares Valentini, e do presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza.

No concurso dos cafés, 28 produtores disputaram a fase final, após análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão de jurados. Foram classificados 12 produtores da categoria Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado e 16 na categoria Café Natural. A comissão julgadora chegou à classificação das melhores das duas categorias, em cada região cafeeira de Minas Gerais: Cerrado, Sul de Minas, Matas de Minas e Chapada de Minas. Foram avaliados quesitos como fragrância, aroma, doçura, sabor e acidez. Para escolher os melhores, foram provadas cerca de 15 mil xícaras de café.

Na cerimônia desta terça-feira, foram anunciados os vencedores estaduais das duas categorias, além dos primeiros colocados em cada região produtora. Todos receberam diploma. O presidente da Codemge foi convidado a subir ao palco e entregar a premiação aos ganhadores da segunda colocação.

O evento é promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). O estado de Minas Gerais é o maior produtor e exportador do produto no País e conta com mais de 400 mil produtores. Outras informações estão disponíveis no site www.emater.mg.gov.br.

Categorias e tipos de café

A primeira categoria do concurso é a Café Natural. Nesse sistema, o café recém-colhido é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Nesses tipos de café, após a lavagem, há uma separação dos frutos verdes e secos dos frutos maduros. Depois, eles passam por um descascador para só então seguirem para secagem. No caso dos cafés despolpados e desmucilados, há ainda uma fase onde o produto passa por um tanque de fermentação.

Premiados

Primeiro lugar na Categoria “Café Natural”

  1. Região Cerrado Mineiro (Serra do Salitre): Maria Soraia Guimarães;
  2. Região Chapadas de Minas (Francisco Dumont): Empresa Eco-Agrícola Café Ltda
  3. Região Matas de Minas (Espera Feliz): Paulo Gomes
  4. Região Sul de Minas (Bueno Brandão): Marco Antônio dos Santos

Primeiro lugar na Categoria “Cereja Descascado/Despolpado”

  1. Região Cerrado Mineiro (Presidente Olegário): André de Souza Lima Campos
  2. Região Chapadas de Minas (Francisco Dumont): Empresa Eco-agrícola Café Ltda
  3. Região Matas de Minas (Espera Feliz): Flávio José Protásio de Abreu
  4. Região Sul de Minas (Dom Viçoso): Lívio Cesar Carvalho Ferraz

Medalha e certificado Extensionista Destaque
Região Matas de Minas (Espera Feliz), Antônio Fernando Teixeira

Grande Campeão Estadual
Região Matas de Minas (Espera Feliz): Paulo Gomes

Confira mais fotos do evento: