ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge participa de missão mineira nos Estados Unidos para atração de investimentos

4 de outubro de 2021

Para todos verem – Missão mineira em agenda nos Estados Unidos. Da esq. para dir., os executivos Cassio Segura, da empresa YellowFi, Marson Cunha, da Midtown, e Carlos Mariaca, do Center Group; vereadora de Doral Claudia Mariaca; presidente da Codemge, Thiago Toscano; sentados à direita, o gerente de comunicação social e institucional do INDI, Carlos Romualdo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, e o presidente do INDI, João Paulo Braga (crédito: Divulgação INDI)

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais integra a missão da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI) nos Estados Unidos, a fim de construir parcerias, atrair investimentos para o estado e gerar oportunidades para empresas mineiras. O presidente da Codemge, Thiago Toscano, participa da iniciativa ao lado do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do presidente do INDI, João Paulo Braga, e do gerente de comunicação social e institucional da Agência, Carlos Romualdo.

Durante dez dias, os gestores cumprem agendas na Flórida, na cidade de Nashville, no Tennessee, e na capital, Washington, incluindo vários encontros com executivos de empresas e organizações internacionais de fomento. Na última sexta-feira, 1º/10, o INDI assinou sua adesão à Câmara Brasil-EUA de Comércio da Flórida (BACCF), com o objetivo de potencializar negócios, atrair investimentos internacionais para Minas Gerais e aproximar o estado do mercado americano. Além disso, as novas conexões que estão sendo estabelecidas vão permitir que empresas mineiras possam se internacionalizar a partir da Flórida, principal porta de entrada de negócios brasileiros nos Estados Unidos.

A BACCF comemorou a inclusão do INDI na câmara de comércio, que completa 40 anos em 2021. Para a entidade, foi um primeiro passo para o estreitamento entre as agências de investimentos e os governadores dos dois estados. As similaridades entre Minas Gerais e Flórida confirmam, no entendimento da BACCF, um enorme potencial de colaborações em oportunidades comerciais bilaterais e investimentos, nos setores público e privado.

O cônsul-geral do Brasil na Flórida, embaixador João Mendes Pereira, também enalteceu a parceria firmada em Miami e a sinergia estabelecida entre o Governo de Minas e os empresários brasileiros radicados na Flórida. De acordo com ele, a missão do Governo de Minas nos Estados Unidos terá resultados muito importantes para a exportação de bens e serviços mineiros e a captação de investimentos americanos para o Estado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a internacionalização de empresas mineiras no mercado americano constitui uma grande oportunidade, tanto pela variação cambial, quanto pelo atendimento e um extenso mercado consumidor.

Para a Codemge, as experiências da missão vão contribuir ainda para o processo de reposicionamento da Companhia, no âmbito do Projeto Desenvolve Minas, iniciativa inédita e colaborativa que liga as esferas pública e privada e realça o papel da Empresa como facilitadora e promotora da atração de investimentos em Minas Gerais. Por meio dessa ação, a Codemge busca novas fontes de receitas e potencializa o avanço do Estado em direção ao futuro, com estratégias inovadoras e um rearranjo de ativos para sua sustentabilidade econômica. Já no próximo ano, a Companhia planeja concorrer a premiações como a de melhor projeto de concessão.

Primeira etapa da missão

A missão teve início na última quinta-feira, 30/9, com um encontro para discussão de boas práticas e cooperação na atração de investimentos, reunindo empresários e a vice-prefeita de Doral, cidade localizada no condado de Miami-Dade e considerada referência na atração de empresas no ramo de logística. Minas Gerais também tem se destacado nacionalmente na atração de indústrias de distribuição. Além disso, a comitiva visitou a empresa Bauducco e ouviu sobre as estratégias de internacionalização da empresa.

Na última sexta-feira, 1º/10, a agenda teve continuidade na Enterprise Florida, instituição similar ao INDI, atuando na promoção de investimentos e desenvolvimento. O grupo saiu com uma proposta de estabelecer acordo de cooperação entre Minas Gerais e Florida, com o alvo de atrair novos negócios para o Brasil e internacionalizar as indústrias mineiras. Atualmente, o Brasil é o principal parceiro comercial da Florida.

Outra agenda foi com a Dagrosa, empresa focada em investimentos nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e na América Latina. A instituição tem histórico de sucesso na identificação e na capitalização de oportunidades de investimento em diversos setores, como saúde, imobiliário, finanças, aviação, hotelaria, esportes e entretenimento.

Câmara Brasil-EUA

A Câmara Brasil-EUA de Comércio da Flórida foi fundada em 1981 e se tornou uma das principais organizações de cooperação binacional dos Estados Unidos. Atualmente, conta com mais de 1,2 mil membros, entre empresas, organizações, empresários e profissionais, promovendo as relações comerciais entre os dois países. Algumas grandes marcas internacionais também participam da BACCF, como Banco do Brasil Américas, Citibank, BBS International, Bradesco, Itaú, FedEx, American Airlines, Azul Linhas Aéreas, Embraer, Boeing, Ernst & Young, entre outras.

Codemge e INDI

Empresa estatal, integrante da Administração Pública Indireta do Estado de Minas Gerais, a Codemge é organizada sob a forma de sociedade por ações, tendo o Estado como principal acionista. Originada em 2018 após a reorganização societária da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), a Codemge tem a missão de contribuir para o desenvolvimento mineiro, colaborando para um ambiente de eficiência, simplificação e sustentabilidade e gerando valor para o acionista. Tem como visão estratégica ser uma empresa sustentável, focada no compromisso com austeridade e governança responsável e na capacidade de geração de resultados. A Companhia é um dos entes mantenedores do INDI, junto com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e integra o Conselho Superior do órgão.

Fundado em 1968, o INDI foi a primeira agência de promoção de investimento do Brasil, servindo de modelo para a criação de instituições similares no País. A entidade é vinculada à Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e atua como porta de entrada para investimentos no estado, prestando consultoria gratuita a investidores e alavancando a expansão e a competitividade de empresas já estabelecidas no território mineiro. A Agência também atua internacionalmente por meio de missões e delegações de recebimento e trabalha em conjunto com outros parceiros no ambiente de desenvolvimento econômico do Estado, incluindo a Codemge. Saiba mais no site do INDI.

Confira outras fotos desta primeira etapa da missão mineira nos Estados Unidos, em visita a empresas e órgãos internacionais de fomento.

(Crédito das fotos: Divulgação INDI)