ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge faz balanço positivo da missão em Singapura capaz de beneficiar Minas com soluções inovadoras

14 de abril de 2025

A Codemge concluiu com êxito sua participação na Missão Internacional em Singapura, realizada entre os dias 7 e 11 de abril. Representando a Companhia, o diretor de Concessões e Parcerias, Gabriel Fajardo, integrou a delegação mineira ao lado do secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, e do secretário-geral do Estado, Marcel Beghini.

O executivo da Codemge faz um balanço positivo da visita ao país do sudeste asiático, um dos principais centros financeiros e logísticos globais da atualidade. “Pudemos conhecer in loco o sucesso da revolução na infraestrutura de Singapura nas últimas décadas, a partir da parceria entre os setores público e privado”, afirmou.

Para todos verem: diretor Gabriel Fajardo durante a Missão Singapura

De acordo com ele, a experiência interativa trouxe exemplos da experiência de modernização singapurense, focando em políticas públicas voltadas para inovação, sustentabilidade e infraestrutura, por exemplo. “A missão nos permitiu vivenciar inovações, tecnologias avançadas, estratégias de planejamento urbano, sistemas de mobilidade e ações de desenvolvimento sustentável que, certamente, servirão como referenciais importantes para o crescimento socioeconômico de Minas Gerais, alavancado pela atuação da Codemge em apoio ao Governo estadual”, acentuou.

A comitiva mineira conheceu, por exemplo, as obras de ampliação da rodovia que cruza Singapura, realizadas pela Vinci Group, empresa francesa de construção e concessões que atua em mais de 120 países e está entre as maiores do mundo em volume de negócios no ramo. “O projeto mostra como inovação, eficiência e sustentabilidade podem caminhar juntas na infraestrutura viária”, sublinhou Fajardo.

Para todos verem: fotos mostram participantes da Missão Singapura durante agenda da visita

O diretor participou também de reunião com o Grupo PSA, principal operador portuário em Singapura, com participação mundial crescente, abrangendo operações na Ásia, na Europa e nas Américas. “Considerado um dos principais do mundo, o Porto de Singapura registra crescimento constante nas operações. Com localização estratégica no sudeste asiático, o porto conta com fluxo complexo de atividades. Anualmente, tem atraído mais de 130 mil navios, totalizando em torno de 1,5 bilhão de toneladas brutas”, pontuou.

Para todos verem: fotos mostram participantes da Missão Singapura

A Missão Singapura foi organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), entidade de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Brasília e criada em 2000. O Consad reúne representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, buscando a troca de experiências e soluções criativas para o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil e o bom atendimento aos cidadãos.

Singapura

Singapura faz parte do bloco dos Tigres Asiáticos, junto com outros três países da Ásia que, a partir da década de 1960, passaram por um período de acelerado crescimento e desenvolvimento econômico, industrial e social: Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong. Investimentos estrangeiros, ampliação da infraestrutura interna e qualificação profissional da mão de obra estão entre os principais fatores que proporcionaram a atração de indústrias transnacionais e o progresso econômico observado na região.

O sucesso do modelo de desenvolvimento desses países vem sendo referência para outras economias internacionais. No caso de Singapura, o país está entre os principais centros tecnológicos e financeiros do continente, projetando-se como plataforma de comércio exterior, negócios e serviços. Em 2023, atingiu a posição de 8º maior destino das exportações brasileiras.

O país tem um dos maiores PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo e é um dos maiores centros de refino de petróleo do planeta. Singapura chegou a ser considerado pelo Banco Mundial como o “melhor lugar do mundo para se fazer negócios”.