ÁREAS DE ATUAÇÃO

Codemge entrega novas instalações de instituto federal em Araçuaí

10 de março de 2020

O Governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) inauguraram em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, as novas instalações do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). O evento foi realizado na última sexta-feira, 6/3, e contou com a participação dos diretores da Codemge Renato Costa e José Randolfo Sant’Ana, além do engenheiro de Minas Marco Túlio Oliveira e da analista de Comunicação Integrada Raíssa Ferrari.

“O novo prédio pedagógico que estamos inaugurando conta com uma moderna estrutura dotada de doze salas de aula, além de instalações sanitárias. Também estamos abrindo o novo Laboratório de Mineralogia e Tratamento de Minérios, completamente equipado e modernizado. É por acreditar no poder transformador da educação e do desenvolvimento que a Codemge investiu em torno de R$ 3 milhões nas obras”, destacou em seu discurso o diretor Renato.

De acordo com ele, a cooperação estabelecida com o IFNMG veio ao encontro da demanda regional. “A mineração desponta entre as potencialidades de desenvolvimento do território do Médio Jequitinhonha. A importante parceria entre a Codemge e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais beneficia diretamente a região de Araçuaí e o Estado”, salientou. “Sem dúvidas, trata-se de um grande avanço para a comunidade escolar e a sociedade, promovendo a educação e o desenvolvimento socioeconômico mineiro”, completou Renato.

A iniciativa foi viabilizada por meio de Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a Codemge e o Instituto em julho de 2018, com vistas à ampliação e a melhorias do Campus Araçuaí. As novas instalações serão utilizadas na formação de profissionais técnicos nos cursos de Mineração e Mineralogia, a serem implantados e ofertados à população na entidade. A previsão do IFNMG é que o novo curso seja ofertado até 2021. Enquanto isso, o laboratório estará aberto para atender a outras áreas de formação da escola.

A obra realizada ampliou em 1.120 metros quadrados a área construída no campus. De acordo com o IFNMG – Campus Araçuaí, a entrega do novo prédio pedagógico e dos laboratórios representa uma grande conquista para a comunidade escolar e a sociedade. De parte do Instituto, estiveram presentes o reitor, José Ricardo Martins da Silva, e o diretor-geral do Campus Araçuaí, professor Aécio Oliveira de Miranda.

Saiba mais sobre a iniciativa aqui.