ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge e Seinfra realizam o 2º Workshop do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais

27 de fevereiro de 2024

Realizado em Diamantina, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade

No último dia 21, equipes da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) estiveram em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, para discutir com atores locais o Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais – PELT MG.

Autoridades, técnicos, acadêmicos e representantes das áreas de transportes e logística ouviram sobre a metodologia do plano, tiraram dúvidas e ofereceram contribuições preliminares. A construção coletiva continua após o evento, por meio de consultas e formulários online a serem preenchidos pelos participantes.

Para todos verem: o Gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação da Codemge, Leandro Rodrigues e Silva, conversa com os participantes do workshop sobre aspectos do Plano.

O objetivo dos workshops, que serão realizados em todo o Estado, é difundir a metodologia de construção do plano, bem como colher percepções e sugestões sobre as necessidades e prioridades locais para a infraestrutura de transportes. O Diretor de Concessões e Parcerias da Codemge, Diogo Prosdocimi, explica que os encontros serão momentos de definição de rumos e indicadores para o PELT-MG. “Vamos ouvir a sociedade civil e a iniciativa privada para construir um plano assertivo e inteligente, com ações de curto, médio e longo prazo que desenvolvam o setor de infraestrutura e transportes e fortaleçam a economia mineira”, afirma Diogo.

As datas dos encontros do PELT-MG em outras regiões serão anunciadas em breve.

PELT-MG

O PELT-MG será um documento técnico, com visão de Estado E de longo prazo, que irá traçar cenários, avaliar e recomendar ações, obras e iniciativas voltadas ao transporte de bens e pessoas nas rodovias, ferrovias, aeroportos e vias navegáveis do Estado de Minas Gerais.

Baseado nas melhores práticas nacionais e internacionais de planejamento de transportes, o plano irá trazer mais previsibilidade para a aplicação de recursos, o que é fundamental para investidores e o financiamento das obras de infraestrutura. A previsão é que o trabalho seja finalizado dentro de 18 meses.