ATIVIDADES EM DESTAQUE

Codemge destaca transporte ferroviário mineiro na NT Expo/Intermodal 2025

23 de abril de 2025

O desenvolvimento do transporte ferroviário mineiro foi destaque na apresentação da Codemge durante o Congresso NT Expo 2025, considerado o maior evento do setor de transporte de cargas e passageiros das Américas. Em sua fala, o gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação da Companhia, Leandro Rodrigues e Silva, ligado à Diretoria de Concessões e Parceiras (Dicop), ressaltou o trabalho da empresa em apoio técnico à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), com vistas ao crescimento de Minas e ao bem-estar dos mineiros.

O gerente da Geppi participou do painel “Mais rápido, mais eficiente: o que esperar da revitalização do transporte ferroviário de passageiro?”, realizado na última terça-feira (22/4), na NT Expo/Intermodal 2025, em São Paulo. Leandro realçou a abordagem da Codemge relacionada a projetos ferroviários do Estado e à metodologia do Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG), o que permite filtrar uma carteira de projetos com maiores ganhos estratégicos, sociais, econômicos e ambientais para o Estado.

Ele também refletiu sobre projetos de trens regionais mais concretos e assertivos, em que o transporte ferroviário regional de passageiros tenha grau de competitividade suficiente para fazer a demanda migrar de outros modos para a ferrovia. “Esse tipo de transporte não é indicado para grandes distâncias. Acima de 300 quilômetros, a concorrência entre o transporte por automóvel e aéreo tenderia a inviabilizar projetos. Ligações entre 150 e 250 quilômetros devem ter maior atenção e serem priorizadas para a evolução dos estudos, pois é a faixa de maior concentração de demanda inter-regional e é onde o transporte ferroviário de passageiros encontra algum grau de competitividade no exterior”, explicitou.

O gerente salientou ainda a importância do planejamento sólido e com visão de Estado, já que esses projetos demandam tempo de maturação, estudos e implantação, transpondo gestões governamentais. “Nos estudos de trens regionais, primeiro temos que avaliar as características das ligações, sob o ponto de vista da demanda intermodal, buscando definir as faixas de preço e de tempo que atrairiam a demanda, e só depois de encontrados esses parâmetros é que devemos definir a tecnologia a ser empregada e avaliar sua viabilidade”, esclareceu.

NT Expo – Negócios nos Trilhos

A participação da Codemge na 23ª edição do evento foi uma oportunidade de avaliação de projetos e ações correntes, assim como de exposição de novas perspectivas para investimentos futuros de trens regionais de passageiros. A NT Expo – Negócios nos Trilhos está sendo realizada de 22 a 24 de abril, com debates e inovações que impactam diretamente o setor. O encontro reúne os principais players da indústria, representantes governamentais e associações setoriais que desempenham um papel fundamental na formulação de políticas e no desenvolvimento ferroviário do país.

O evento espera 4,5 mil visitantes e mais de 100 marcas, nacionais e internacionais, apresentando lançamentos, tendências e soluções para negócios. O congresso é um evento-chave para debater infraestrutura, cibersegurança e inovação, com vistas a ferrovias conectadas e integradas com outros modos de transporte. A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) estima que a renovação e a expansão da malha ferroviária podem gerar um incremento de R$ 42,6 bilhões no PIB nacional, devido à maior eficiência logística, à redução de custos e ao aumento da competitividade.

Para todos verem: fotos mostram o gerente Leandro Silva representando a Codemge no evento