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Codemge marca presença em lançamento do primeiro ônibus elétrico no mundo com bateria de nióbio

19 de junho de 2024

Protótipo dispõe de recarga ultrarrápida e reforça atuação do Estado na transição energética

Ocorreu nesta quarta-feira, 19/6, em Araxá, o lançamento do ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio, uso inédito na indústria automotiva mundial. Reafirmando o compromisso do Governo de Minas com uma economia mais verde e sustentável, o governador Romeu Zema acompanhou a apresentação do protótipo. A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) também marcou presença, com o diretor-presidente, Sérgio Cabral, e os diretores de Administração e Finanças, Lincoln Farias, e de Concessões e Parcerias, Diogo Prosdocimi.

Para todos verem: governador Romeu Zema e outras autoridades no palco do evento (crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

O anúncio foi feito pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), em parceria com a Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus. Entre as grandes vantagens do veículo com esse tipo de tecnologia, está a recarga ultrarrápida, em que se pode atingir a autonomia máxima com apenas 10 minutos. Além disso, a bateria garante mais segurança e vida útil que pode ser até três vezes superior em comparação às baterias convencionais.

Para todos verem: governador Romeu Zema e outras autoridades no palco do evento

Durante a solenidade, o governador de Minas Gerais destacou a importância do lançamento para a cidade e o estado. Romeu Zema salientou todo o trabalho inovador que Minas realiza para buscar, cada vez mais, uma energia limpa para os mineiros. “Como governador, é uma satisfação ver esse lançamento. Essa tecnologia nova vai criar grandes oportunidades para a cidade e o estado, principalmente pela transição energética. Na minha gestão, vale lembrar, fomos o primeiro estado do Hemisfério Sul a assinar o compromisso Race to Zero com o governo do Reino Unido”, disse.

“Nós temos um cuidado muito especial com a transição energética. Minas Gerais é um estado exportador, precisamos mostrar para o mundo que tudo que é produzido aqui tem responsabilidade ambiental”, completou o governador.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Fernando Passalio, reafirmou o compromisso do governo com quem quer investir e desenvolver energia limpa em Minas Gerais. “Para nós, é uma honra enorme poder ter em nosso estado esse lançamento tão importante e que orgulha muito nossos mineiros. Somos um estado que acolhe e faz de tudo para gerar o melhor ambiente de negócios possível para quem quiser investir e gerar emprego aqui Minas”, declarou.

Para todos verem: ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio (crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Para o presidente da Codemge, foi um dia histórico para Minas Gerais, na vanguarda da inovação e da sustentabilidade. “Como facilitadora e promotora do desenvolvimento econômico e social no território mineiro, a Companhia está sempre atenta às oportunidades de gerar crescimento e beneficiar a sociedade, atuando como elo importante e estratégico entre os setores público e privado”, comentou, pontuando a parceria histórica com a CBMM.

Há mais de 50 anos, a Codemig, subsidiária da Codemge, é parceira da CBMM, principal fornecedora global de tecnologias e produtos do nióbio, na extração e comercialização desse metal. “O nióbio é um material transformador, com a capacidade de melhorar as propriedades de outros materiais, e está no DNA da Companhia, que valoriza o potencial mineral do Estado, buscando novas oportunidades de negócio”, salientou Cabral. “O nióbio compõe a principal fonte de receita da Empresa e permite que os valores gerados culminem em benefícios diretos para a população mineira, por meio da Codemge e da Codemig”, assinalou.

Para todos verem: diretores da Codemge Lincoln Farias, Sérgio Cabral e Diogo Prosdocimi

Sobre o ônibus

Configurado sobre um chassi de 18 toneladas, o protótipo de ônibus tem autonomia estimada em 60 quilômetros, com um tempo de recarga de 10 minutos em pantógrafo de 300 kilowatts (kW). Está equipado com quatro packs de baterias de lítio com ânodo contendo nióbio, cada um deles com capacidade útil de até 30 kilowatts-hora (kWh).

Entre as vantagens desse sistema, a estrutura do ânodo de NTO permite suportar a recarga ultrarrápida e possibilita operação em temperaturas mais amenas, o que aumenta a vida útil da bateria, a segurança e gera uma redução no consumo de energia pela menor demanda por arrefecimento do sistema.

Para todos verem: ônibus elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio (crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

O período de testes é indeterminado e será definido de acordo com a evolução da aplicação. No médio prazo, deve expandir para uma pequena frota destinada a essa validação. Nesta fase, todos os componentes serão monitorados em tempo real para analisar seu comportamento e, assim, alimentar os processos de melhoria e desenvolvimento da tecnologia.

Somente após essa etapa, será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. Com relação à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é a de que esteja disponível no mercado em 2025.

“Buscamos o crescimento sustentável do mercado de nióbio e, para isso, fomentamos novas aplicações e tecnologias para diversas indústrias”, contou Ricardo Lima, CEO da CBMM. “Seguimos impulsionando inovações em nosso principal segmento, o siderúrgico, mas temos buscado diversificar nossa atuação. Esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias de agora em diante, com a evolução de materiais que garantam ainda mais competitividade e qualidade”, explicou.

Toda essa tecnologia entra em validação e aperfeiçoamento com a aplicação na operação real da CBMM, em que o veículo vai rodar diariamente numa rota fixa, com a recarga no pantógrafo prevista no início ou fim do trajeto.

A operação fornecerá dados tanto sobre as características da bateria NTO quanto do veículo, com o objetivo de sinalizar ajustes necessários para futura comercialização. Por enquanto, o ônibus vai ser usado apenas para funcionários da CBMM.

O presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, vislumbra o projeto como estratégico para o começo do desenvolvimento das próximas gerações da eletromobilidade. “Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, nos antecipamos mais uma vez às tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá”, ressaltou.

O nióbio

O nióbio é fundamental em diversas inovações tecnológicas e no desenvolvimento de produtos inteligentes, mais resistentes, com maior segurança, leveza, performance e eficiência. A tecnologia do nióbio tem diversas aplicações: em carros, aparelhos de ressonância magnética, marca-passos, tubulações de gás, componentes eletrônicos e baterias, estruturas de edifícios e pontes, turbinas de avião, sondas espaciais e foguetes, por exemplo.

(Com informações da Agência Minas)