Uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo contou com a participação da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). A Empresa esteve presente na 34ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), realizada de 28/2 a 3/3, em missão liderada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG). As ações do Governo de Minas Gerais, que teve estande próprio na feira lisboeta, fazem parte do programa “Minas para o Mundo: Mundo para Minas”. Além de valorizar o patrimônio cultural, natural e gastronômico do território mineiro, a iniciativa projetou o Estado em nível internacional, potencializou novas oportunidades de negócio e fomentou o turismo como alavanca do desenvolvimento socioeconômico, capaz de gerar emprego e renda para os mineiros.
A ação do Governo de Minas Gerais na BTL teve parceria de promoção e apoio da Codemge. Segundo o presidente da Companhia, Thiago Toscano, Minas deve ser sempre lembrada como um dos principais destinos turísticos do país. “A Codemge tem um papel importante nisso. Precisamos manter, e até aumentar, a promoção de Minas fora do Brasil para que empresas, turistas e outros agentes interessados possam conhecer Minas Gerais e suas potencialidades, seus atrativos culturais, turísticos, industriais, e a gente possa promover o desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou.
“Ao atrair turistas para conhecer toda a essência da Cozinha Mineira, além das belezas naturais do Estado, atraímos também uma cadeia de geração de novos negócios, atividades, empregos e renda. As cidades ocupadas por turistas trazem uma grande movimentação em toda uma cadeia de negócios”, realçou Toscano.
O diretor de Administração e Finanças da Codemge, Lincoln Farias, e o gerente de Comunicação, Paulo Guilherme Nunes, representaram a Companhia na BTL Lisboa. A Codemge firmou parceria com a Secult para promover a cultura e o turismo em todas as feiras turísticas dentro e fora do Brasil.
Internacionalização de Minas
De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, mostrar Minas Gerais e atrair turistas foram os objetivos principais da participação mineira na feira portuguesa. Para ele, a presença do estado na feira foi fundamental, tendo em vista que o país é muito importante para a conexão de Minas com a Europa.
Pelo segundo ano consecutivo, Minas Gerais teve um estande no evento com fotos do patrimônio histórico estampadas nas paredes, exibição de vídeos em painéis e TVs e distribuição de material promocional. Os participantes da BTL Lisboa foram atraídos também pelos aromas e sabores das Minas Gerais, que exalavam pelos corredores da feira com degustações gastronômicas preparadas pelo chef de cozinha Felipe Rameh. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o espaço e se encantou com os sabores, cores e temperos da Cozinha Mineira. “A comida mineira é um sonho”, disse.
No estande, como em outras feiras internacionais, também houve um espaço com sala de reunião e balcões de atendimento idealizados para fomentar negócios e encontros com expositores de diversos países. A vinda da rede Vila Galé para Minas Gerais, um dos mais importantes investimentos em hotelaria no Estado nos últimos anos, nasceu dessas reuniões de negócios em 2021. A rede portuguesa está instalando um resort de alto luxo no distrito de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto – um investimento de R$ 120 milhões e que já está gerando 120 postos de trabalhos permanentes e 600 indiretos.
Voos diários de BH para Lisboa
Entre as novidades anunciadas na feira é que, a partir de junho, Belo Horizonte terá voos diários para Lisboa. A boa notícia foi acertada em reunião com o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o secretário-chefe de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, e o diretor de administração e finanças da Codemge, Lincoln Farias. Atualmente, Minas Gerais tem cinco frequências para o destino europeu. O acordo fortalecerá o intercâmbio entre Minas Gerais e o país europeu, além de gerar novas oportunidades de negócios, emprego e desenvolvimento econômico para o estado.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, tudo isso é resultado de um trabalho multidisciplinar do Governo de Minas. “O turismo em Minas lidera o crescimento do setor no país. Conexão é fundamental, e esse anúncio é de extrema importância para nosso estado, não somente para a atração de turistas, mas também para que nós, mineiros, possamos ter mais conexão com a Europa”, enfatizou.
“A Codemge destaca a importância de estabelecer essa parceria e está a disposição para fortalecer ainda mais a promoção do Estado de Minas Gerais para o mundo, trazendo muitas oportunidades para todos os mineiros”, acrescentou Lincoln de Farias. “Mais voos significam desenvolvimento, turistas e conectividade de Minas Gerais com o mundo”, concluiu Aro.
Degustação de produtos mineiros
O estande do Governo de Minas na BTL Lisboa também ofereceu degustação de pães de queijo, cachaças, cafés, doces e queijos. Foi mais um momento oportuno para que os seus produtores tivessem reconhecidas e valorizadas suas produções artesanais.
Feiras turísticas com parceria da Codemge
Em 2024, a previsão é que o Estado participe de 37 feiras e eventos turísticos no Brasil e no exterior, a fim de seguir posicionando Minas no mercado internacional, estimular os negócios e atrair novos turistas estrangeiros. Em todas as feiras turísticas de 2024, a Secult-MG terá a Codemge como importante parceira para promover a cultura e o turismo de Minas.
“Vamos manter e até aumentar a promoção de Minas dentro e fora do Brasil, para que empresas, turistas e outros agentes interessados possam conhecer Minas Gerais e suas potencialidades, e a gente possa promover desenvolvimento econômico”, afirma o presidente da Codemge, Thiago Toscano.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, o mundo está vendo que Minas Gerais é uma potência turística e importante destino de investimentos. Segundo ele, isso é resultado de um trabalho multidisciplinar do Governo de Minas, sendo que, na BTL, foi cumprido o objetivo de mostrar Minas para o mundo e atrair turistas e investimentos.
Com informações da Agência Minas
Crédito fotos: Marden Couto/ Turismo de Minas
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