Consulta pública: Concessão das Thermas Antônio Carlos
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge, abre, nesta terça-feira, 10 de dezembro, consulta pública para concessão das Thermas Antônio Carlos. A consulta ficará disponível até 7/2/2025. O objetivo é que entidades da sociedade civil, turistas, população em geral e investidores contribuam com as definições do Edital a ser elaborado para concessão do espaço. Os interessados em participar da consulta devem preencher o formulário disponível.
Sobre a concessão
O intuito da concessão é buscar um parceiro privado com expertise para gerir o espaço de forma a promovê-lo, integrá-lo a outros atrativos turísticos de Poços de Caldas e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços. Somado a isso, o futuro concessionário deverá realizar investimentos para reformas de conservação e restauração das Thermas Antônio Carlos e da Fonte Pedro Botelho.
Uma das diretrizes, que está no projeto disponibilizado para a consulta pública, é que o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerias – IEPHA e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços – CONDEPHACT-PC deverão ser acionados pelo futuro concessionário para aprovar os projetos de arquitetura e engenharia necessários para a execução das obras de modernização e restauro das edificações que possuem valor histórico.
Além de buscar um parceiro para administrar as Thermas com mais eficiência e agilidade, a proposta é que esse futuro concessionário desenvolva ações para fomentar a sustentabilidade, integrar o espaço com a cidade, além de promover a inclusão social.
Thermas Antônio Carlos
Desde o final do século XVIII, as águas termais de Poços de Caldas são conhecidas por suas virtudes curativas e utilizada nos mais diversos tratamentos. As Thermas Antônio Carlos foram inauguradas em 1931, como o primeiro estabelecimento termal do Brasil a oferecer uma série de serviços e tratamentos de saúde a partir do uso da água termal.
O Governo de Minas Gerais passou a gerir as Thermas Antônio Carlos em 15 de janeiro de 2018. O empreendimento, pertencente à Codemge, vinha sendo administrado pela Prefeitura Municipal desde janeiro de 1990. Com a administração da Companhia, o local ganhou status de spa termal, oferecendo procedimentos de saúde, beleza e bem-estar, com o diferencial das águas termais. Posicionadas no centro da cidade, as Thermas são abastecidas pelas fontes de água sulfurosa, que nascem quentes a aprox. 45ºC, conhecidos por suas propriedades terapêuticas e renomada por ser benefícios no tratamento de problemas circulatórios, de pele e de articulações.
São mais de 50 serviços e atrativos como banhos termais, duchas, tratamentos faciais, massagens, shiatsu, barras de access, acupuntura, hidroginástica, natação, manicure, pedicure, pilates, além de combos para o bem-estar.
Informações e documentos
Aviso de Abertura da Consulta Pública – Thermas Antônio Carlos
Minuta do Edital
ANEXO I do Edital – Minuta do Contrato
ANEXO I do Contrato – Caderno de Encargos da Concessionaria
ANEXO II do Contrato – Caderno-de-Engenharia
Apêndice I do Caderno de Engenharia – Plano de Intervenções
Apêndice II do Caderno de Engenharia – Plano de Manutenção
Apêndice III do Caderno de Engenharia – Relatório de Capex
Apêndice III do Caderno de Engenharia- Anexo I Planilha Capex
Apêndice IV do Caderno de Engenharia – Relatório de Repex
Apêndice IV do Caderno de Engenharia- Anexo I Planilha Repex
Apêndice V do Caderno de Engenharia – Memorial Descritivo da Área
ANEXO III do Contrato – Plano de Negócios Referencial
ANEXO IV do Contrato – Fluxo de Caixa da Concessionária
ANEXO V do Contrato – Mecanismo de pagamento de outorga
ANEXO VI do Contrato – Sistema de mensuração de desempenho
ANEXO VII do Contrato – Contrato de Administração de Contas
ANEXO VIII do Contrato – Contratos-Vigentes
ANEXO II do Edital – Proposta-Comercial
ANEXO-III do Edital – Modelos e Declarações
ANEXO IVdo Edital – Decreto de Tombamento 3254-85
ANEXO V do Edital – Matrícula nº 28278 das Thermas Antonio Carlos
Consulta pública: Concessão do Parque das Águas de Caxambu
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge, abre, nesta sexta-feira, 29/12/2023, consulta pública para concessão do Parque das Águas de Caxambu. A consulta ficará disponível até 8/3/2024. O objetivo é que entidades da sociedade civil, turistas, população em geral e investidores contribuam com as definições do Edital a ser elaborado para concessão do Parque. Os interessados em participar desta consulta devem preencher o formulário disponível.
Sobre a concessão
A Codemge reabre o processo de concessão do Parque das Águas de Caxambu com o intuito de aprimorar a qualidade do serviço prestado ao cidadão.
Após realização de estudos, reuniões com lideranças da comunidade de Caxambu e revisão dos documentos que compõem o processo de concessão, a Codemge inseriu mudanças significativas sobre alguns pontos propostos no certame que foi revogado em Abril/2023.
Com o intuito de melhor equilibrar a preservação deste patrimônio único da sociedade e o interesse do setor privado para gerir o ativo, a Codemge efetivou alterações como: garantia da passagem gratuita para os moradores, previamente cadastrados, do bairro Bosque; impedimento de mudança no nome do Parque, sendo obrigatório manter o nome Parque das Águas de Caxambu; maior clareza e delimitação do objeto da concessão, de forma a deixar mais evidente que o direito minerário, a mata (próxima ao Parque) e a envasadora não fazem parte da concessão. Além disso, o prazo de obras de restauro e modernização dos equipamentos foi reduzido de 12 para 3 anos. A garantia de acesso gratuito da população de Caxambu às fontes do Parque, das 7h às 9h, permanece mantida.
A concessão será para prestação de serviços de gestão, operação e manutenção, bem como a execução de obras e serviços de engenharia. O Balneário Hidroterápico e seus equipamentos tais como banheiras, duchas, saunas, piscina interna também passarão a ser administrados pelo futuro concessionário. O futuro concessionário poderá utilizar a água e suas fontes para manutenção do Parque e do próprio Balneário, porém a Codemge continuará com a responsabilidade pelo direito minerário.
Entre as ações a serem realizadas pelo futuro concessionário está previsto um investimento na ordem de R$5 milhões. O prazo de vigência do contrato será de 30 (trinta) anos.
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) realiza entre os dias 24 de abril e 3 de maio a segunda rodada de roadshow para apresentar a proposta de edital para concessão do Parque das Águas de Caxambu. Os interessados em participar deverão enviar e-mail para parquebalneariocaxambu@codemge.com.br até 3/5/2024 solicitando agendamento. O e-mail deverá conter:
a) identificação da empresa interessada (CNPJ);
b) identificação dos representantes (nome completo e meios de contato) e
c) indicação de pelo menos dois horários para a realização da reunião.
Importante atentar para as seguintes orientações:
• Cada reunião terá duração de 1 (uma) hora.
• Não serão realizadas reuniões sem prévio agendamento.
• Cada interessado poderá realizar apenas um agendamento, sendo vedada a solicitação de horário por um ou mais membros da mesma organização, empresas coligadas, controladas ou controladoras.
• Havendo necessidade de mudança do horário, diante da indisponibilidade das partes envolvidas, as reuniões poderão ser reagendadas em comum acordo.
As reuniões tem por objetivo fomentar a divulgação do projeto visando estimular eventuais interessados na licitação a avaliar e realizarem levantamentos e estudos relativos ao objeto da concessão. Nas reuniões, serão apresentadas as premissas, metodologias e opções de modelagem utilizadas na estruturação do Projeto.
Aberta 1ª rodada de roadshow sobre concessão do Parque das Águas de Caxambu
De 6 de fevereiro a 8 de março de 2024, os interessados em saber mais sobre o novo processo de concessão do Parque das Águas de Caxambu terão a oportunidade de participar de reuniões para apresentação do projeto que está andamento.
Os roadshows são voltados exclusivamente para investidores e potenciais concessionários.
Para participar, basta solicitar agendamento pelo e-mail parquebalneariocaxambu@codemge.com.br.
Informações e documentos
Aviso de Abertura da Consulta Pública – Caxambu
Minuta de edital
Anexo I do Edital – Minuta de Contrato
ANEXO I do Contrato – Proposta Comercial
ANEXO II do Contrato – Fluxo de Caixa da Concessionária
ANEXO III do Contrato – Caderno de Encargos da Concessionária
ANEXO IV do Contrato – Caderno de Engenharia
Apêndice I do Caderno de Engenharia – Plano de Intervenção
Apêndice II do Caderno de Engenharia – Plano de Manutenção
Apêndice III do Caderno de Engenharia – Relatório de Capex e Repex
Anexo I do Relatório de Capex e Repex – Planilha e Cronograma Capex
Anexo II do Relatório de Capex e Repex – Planilha Repex
Anexo III – Plano de ataque da obra
Apêndice IV do Caderno de Engenharia – Memorial Descritivo da área
ANEXO V do Contrato – Direitos e deveres dos usuários
ANEXO VI do Contrato – Mecanismo de pagamento de outorga
ANEXO VII do Contrato – Sistema de mensuração de desempenho
ANEXO VIII do Contrato – Contrato de Administração de Contas
Anexo II do Edital – Modelos e Declarações
Anexo III do Edital – Contratos Vigentes
Anexo IV do Edital – Plano de Negócios de Referência – Modelagem Econômico-Financeira
Anexo V do Edital – Matrícula 6.506 – Parque das Águas de Caxambu
Anexo VI do Edital – Matrícula 6.506 – Parque das Águas de Caxambu – Planta área da concessão
Anexo VII do Edital – Matrícula 6.506 – Parque das Águas de Caxambu – Envasadora
Anexo VIII do Edital – Contrato de Comodato Envasadora
Anexo IX do Edital – Decreto Municipal de Tombamento do Parque das Águas de Caxambu
Anexo X do Edital – Decreto Estadual de Tombamento do Parque das Águas Caxambu
Anexo XI do Edital – Ações Públicas Parque das Águas de Caxambu
Anexo XII do Edital – Diretrizes mínimas de Patrimônio – COMPAC
Anexo XIII do Edital – Projetos de Engenharia e Arquitetura (link para download dos documentos)
Audiência Pública
Apresentação – Audiência Pública – 06/03/2024
Audiência Pública do Processo de Concessão do Parque das Águas de Caxambu_Parte 1 – 06/03/2024
Audiência Pública do Processo de Concessão do Parque das Águas de Caxambu_Parte 2 – 06/03/2024
Apresentação – Audiência Pública – 23/05/2024
Audiência Pública do Processo de Concessão do Parque das Águas de Caxambu_Parte 1 – 23/05/2024
Audiência Pública do Processo de Concessão do Parque das Águas de Caxambu_Parte 2 – 23/05/2024
Relatório Audiência Pública 23/05/2024
Roadshow
Apresentação Roadshow
O Conselho de Administração da Codemge aprovou atualizações na Política de Gestão de Riscos (PC 10), durante reunião realizada no dia 21 de agosto de 2023. A minuta da Política pode ser acessada neste link.
Comentários e contribuições ao referido texto devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 04 de setembro de 2023. O participante deve se identificar com nome completo e telefone.
Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final das Políticas.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
04 de agosto de 2023
Foi analisada e aprovada pelos diretores a proposta de revisão do Código de Conduta, Ética e Integridade da Codemge, durante reunião de Diretoria realizada em 01 de agosto de 2023. A minuta do Código pode ser acessada neste link.
Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 14 de agosto de 2023. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final do documento.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
18 de julho de 2023
Diretores da Codemge aprovaram a proposta de “Política de Due Diligence de Integridade”, durante reunião de Diretoria realizada em 11 de julho de 2023. A política pode ser acessada neste link.
Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 28 de julho de 2023. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final das políticas.
Resultado: as contribuições recebidas foram analisadas e as mais significativas serão inseridas na minuta para posterior aprovação do texto no Conselho de Administração.
27 de março de 2023
O Conselho de Administração da Codemge aprovou atualizações na Política Anticorrupção (PC 01), durante reunião realizada no dia 20 de março de 2023. A minuta pode ser acessada neste link.
Comentários e contribuições ao texto devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 05 de abril de 2023. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final da Política.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
27 de março de 2023
O Conselho de Administração da Codemge aprovou atualizações na Política de Gestão de Riscos nas Licitações e Contratos (PC 03), durante reunião realizada no dia 20 de março de 2023. A minuta pode ser acessada neste link.
Comentários e contribuições ao texto devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 05 de abril de 2023. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final da Política.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
09 de fevereiro de 2023
O Conselho de Administração da Codemge aprovou alterações do Estatuto Social da Companhia durante reunião realizada no dia 31 de janeiro de 2023. Nestes links podem ser acessadas as minutas do Estatuto Social da Codemge e da Codemig.
Comentários e contribuições aos referidos textos devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 20 de fevereiro de 2023. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final das políticas.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
07 de fevereiro de 2023
O Conselho de Administração da Codemge aprovou alterações no Regulamento Interno de Licitações e Contratos (RILC), durante reunião realizada no dia 31 de janeiro de 2023. A minuta do Rilc pode ser acessada neste link.
Comentários e contribuições ao referido texto devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 17 de fevereiro de 2023. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final do Rilc.
Resultado: as contribuições recebidas foram analisadas pela Comissão do RILC e serão estudadas em momento oportuno.
19 de dezembro 2022
Foi analisada e aprovada pelos conselheiros a revisão da Política de Privacidade durante a reunião do Conselho de Administração de 13 de dezembro de 2022. O objetivo foi adequar a Política às boas práticas que vem acompanhando o avanço da maturidade de governança corporativa da Companhia, além de adequação do normativo à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e demais atualizações que se fizeram necessárias.
A minuta da Política de Privacidade pode ser acessada neste link. Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 28 de dezembro de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final da política.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
29 de agosto de 2022
O Conselho de Administração da Codemge aprovou alterações no Regulamento Interno de Licitações e Contratos (RILC), durante reunião realizada no dia 24 de agosto de 2022. As alterações têm por objetivo a correção de erros materiais, a alteração de redação dos art. 107, I e 108 e inclusão do art. 304 para conferir maior dinamicidade às alterações do RILC e adequar os procedimentos da Companhia às melhores práticas de gestão, observando os princípios que regem a administração pública, em especial, proporcionalidade, razoabilidade e eficiência.
A minuta do Regulamento pode ser acessada neste link. Comentários e contribuições ao referido texto devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 08 de setembro de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final das políticas.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
29 de agosto de 2022
Foi analisada e aprovada pelos conselheiros a revisão da Política de Transação com partes relacionadas durante a reunião do Conselho de Administração de 24 de agosto de 2022. O objetivo foi adequar a Política às boas práticas que vem acompanhando o avanço da maturidade de governança corporativa da Companhia, além de considerar melhorias no processo em decorrência do Índice IG SEST.
A minuta da Política pode ser acessada neste link. Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 08 de setembro de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final das políticas.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
O Conselho de Administração da Codemge aprovou alterações no Regulamento Interno de Licitações e Contratos (RILC), durante reunião realizada no dia 19 de julho de 2022. As alterações têm por objetivo adequar o documento aos procedimentos da Companhia e o alinhamento às melhores práticas de gestão, observando os princípios que regem a administração pública, em especial, proporcionalidade, razoabilidade e eficiência, com base em precedentes do Tribunal de Contas da União.
A minuta do Regulamento pode ser acessada neste link. Comentários e contribuições ao referido texto devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 31 de julho de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final das políticas.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
Foi analisada e aprovada pelos conselheiros a revisão da Política de Participações Societárias durante a reunião do Conselho de Administração de 19 de julho de 2022. O objetivo foi adequar a Política às disposições da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/18), ao Programa de Gestão de Portfólio e à atual gestão da Companhia.
A política pode ser acessada neste link. Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 31 de julho de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final das políticas.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
O Conselho de Administração da Codemge aprovou alterações no Regimento do Comitê de Auditoria Estatutário, durante reunião realizada no dia 19 de julho de 2022. As alterações têm por objetivo adequar o normativo ao atual cenário da Companhia, incorporando aperfeiçoamentos textuais e melhores práticas.
O Regimento Interno do CAE pode ser acessado neste link. Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br 31 de julho de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, a análise realizada e a versão final do Regimento.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
O Conselho de Administração da Codemge aprovou o Regimento Interno da Codemge, durante reunião realizada no dia 19 de julho de 2022. O documento visa alinhar a atual estrutura organizacional da Companhia à melhoria de desempenho nas atividades desenvolvidas.
O Regimento Interno da Codemge pode ser acessado neste link. Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br 31 de julho de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, a análise realizada e a versão final do Regimento.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
O Conselho de Administração da Codemge aprovou alterações na Política de Segurança da Informação (PC004), durante reunião realizada no dia 21 de junho de 2022. As alterações têm por objetivo adequar os normativos ao atual cenário da Companhia, incorporando aperfeiçoamentos textuais e melhores práticas, prevendo o uso de ferramenta de monitoramento do uso dos equipamentos da empresa.
A política pode ser acessada neste link. Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até o dia 04 de julho de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, – resguardando os dados dos participantes -, e a versão final das políticas.”
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
O Conselho de Administração da Codemge aprovou alterações no Regimento Interno do Conselho de Administração, durante reunião realizada no dia 21 de junho de 2022. As alterações têm por objetivo adequar os normativos ao atual cenário da Companhia, incorporando aperfeiçoamentos textuais e melhores práticas.
Os Regimentos Internos podem ser acessados neste link. Comentários e contribuições ao referido texto podem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 04 de julho de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone. Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, a análise realizada e a versão final do Regimento.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais abre, de 29 de março a 13 de abril de 2022, consulta pública para receber comentários e contribuições aos textos das Políticas Anticorrupção (PC 01), de Compliance (PC 02), de Gestão de Riscos nas Licitações e Contratos (PC03), de Conformidade e Gerenciamento de Riscos e de Controle Interno (PC010), e de Divulgação de Informações (PC08), aprovadas pelo Conselho de Administração da Codemge em reunião realizada no dia 22 de março de 2022.
As alterações têm por objetivo adequar os normativos ao atual cenário da Companhia, incorporando aperfeiçoamentos textuais e melhores práticas. As políticas podem ser acessadas neste link.
Comentários e contribuições aos textos devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 13 de abril de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone.
Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas e a versão final das políticas, resguardando os dados dos participantes.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge, abre, de 11/3 a 28/4, consulta pública para concessão do Parque das Águas de Caxambu. O objetivo é que investidores, entidades da sociedade civil, turistas e população em geral contribuam com as definições do Edital a ser elaborado para concessão do empreendimento. Os interessados em participar dessa consulta devem preencher o FORMULÁRIO DE CONTRIBUIÇÕES.
Sobre a concessão
A concessão será para prestação de serviços de gestão, operação e manutenção, bem como a execução de obras e serviços de engenharia. Está inclusa a exploração do Balneário Hidroterápico e de seus equipamentos tais como banheiras, duchas, saunas, piscina interna. Não integram o objeto da concessão a engarrafadora e o direito minerário. O concessionário fará o uso da água e suas fontes, enquanto a Codemge continuará com a responsabilidade pelo Direito Minerário.
Entre as ações a serem realizadas pelo futuro concessionário está previsto um investimento na ordem de R$11 milhões. O prazo de vigência do contrato será de 30 (trinta) anos.
Está garantido à população o horário de acesso gratuito ao Parque, das 7h às 9h, como é realizado atualmente, bem como será mantido o horário mínimo de funcionamento do Parque.
Além disso, todos os serviços como limpeza, segurança, etc. serão realizadas pelo futuro concessionários, que será avaliado por indicadores de desempenho visando a melhor prestação de serviço para o cidadão.
O material com as informações sobre a concessão está disponível nos links abaixo.
Parque das Águas de Caxambu e Balneário
O Parque das Águas Dr. Lisandro Carneiro Guimarães é conhecido por suas águas minerais terapêuticas e conta com área de 210 mil metros quadrados, contendo um gêiser, um coreto, esculturas e diversos outros elementos paisagísticos e mobiliários, além de 10 fontanários de águas minerais, cada uma delas com propriedades diferentes. O empreendimento oferece atrações para todos os gostos e idades, com quadras de tênis de saibro, quadras de vôlei tradicional e de areia, pista de cooper, área de piquenique, piscinas de água mineral (adulto e infantil), vestiários, ringue de patinação e playground, por exemplo.
O conjunto arquitetônico e paisagístico do Parque das Águas integra o cenário urbano de Caxambu e a história da cidade. Os prédios do balneário, do engarrafamento de águas, dos fontanários e do coreto configuram um acervo arquitetônico, abarcando tipologias como ecletismo, art nouveau, art decó, neoclássico e moderno. O parque também conta com mobiliário valioso, a exemplo das obras do Chico Cascateiro, das peças que decoram o balneário e da estátua Ninfa do Lago. Há também jardins, um lago ornamental e outro lago, de maiores dimensões.
Destacam-se as fontes de água mineral, com suas propriedades medicinais e seus pavilhões que as tornam únicas. São elas: Dona Leopoldina; Conde D’eu e Princesa Isabel; Duque de Saxe; Beleza; Dom Pedro; Viotti; Viotti Menor; Venâncio; Mayrink; e Ernestina Guedes.
Localizado dentro do Parque das Águas de Caxambu, o Balneário é um tradicional centro hidroterápico equipado com os mais modernos equipamentos do mercado e instalações recém-reformadas. Há mais de 30 serviços disponíveis, que se dividem entre banhos (de imersão em água mineral ou o aromático), duchas (como a Vichy, escocesa e a circular), sauna masculina úmida e seca, massagens (mediante agendamento), banheiras de Hidromassagem e o banho Pérola (banheira de hidromassagem que realiza uma relaxante esfoliação na pele, através de jatos de ar). No Balneário também é possível realizar tratamentos faciais, depilação corporal e facial, terapias holísticas e tratamentos de medicina tradicional chinesa, dando ao espaço a característica de um grande spa termal.
O fluxo de visitantes no Parque das Águas é de 120 mil pessoas por ano. A população do município de Caxambu é de aproximadamente 20 mil habitantes.
Informações sobre a
Aviso de Abertura Consulta Pública – Caxambu
Regulamento da Audiência Pública
ANEXO II – Minuta Contrato Concessão Parque de Caxambu
ANEXO I do Contrato – Proposta Comercial
ANEXO II do Contrato – Caderno de Encargos da Concessionária
ANEXO III do Contrato – Direitos e deveres dos usuários
ANEXO IV do Contrato – Mecanismo de pagamento de outorga
ANEXO V do Contrato – Sistema de mensuração de desempenho
ANEXO III – Modelos e Declarações
ANEXO V – Memorial descritivo da área
ANEXO VI – Plano de Negócios de Referência – Modelagem Econômico-Financeira
Matrícula Parque das Águas de Caxambu
Decreto municipal Tombamento Parque das Águas Caxambu
Teaser Parque das Águas e Balneário de Caxambu
Contrato de Comodato Envasadora
Engenharia e Arquitetura
Plantas
Projetos
Balneário e Edificações Comerciais
Audiência Pública
Apresentação – Audiência Pública
Audiência Pública do Processo de Concessão do Parque das Águas de Caxambu
RESULTADO
Lista de contribuições recebidas durante a consulta pública.
Lista de manifestações durante a audiência pública realizada em 26/4.
O Conselho de Administração da Companhia aprovou alterações no Regulamento Interno de Licitações e Contratos – RILC durante a durante reunião realizada no dia 22 de fevereiro de 2022. As modificações propostas são resultado do trabalho da Comissão Força Tarefa de Revisão do Regulamento Interno de Licitações e Contratos da Codemge, instaurada em outubro de 2021, tendo como linhas diretrizes dos trabalhos os seguintes pontos:
Comentários e contribuições ao referido texto (comunicacao@codemge.com.br até 23 de março de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone.
Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final do RILC.
Resultado: A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) informa que recebeu uma manifestação enquanto a consulta pública esteve aberta, com as seguintes sugestões:
* “não há previsão de locação sob medida (built to suit);
* Não há previsão para contratação de inovação tecnológico e/ou startups.”
Ambos os temas recebidos serão incluídos na agenda de trabalho da Comissão Permanente de Revisão do Rilc, para avaliação mais aprofundada ao longo do ano e, eventualmente, serem objeto de inserção no regulamento.
O Conselho de Administração da Codemge aprovou alterações na Política de Gestão de Pessoas (PC 09) e na Política de Remuneração (PC013), durante reunião realizada no dia 22 de fevereiro de 2022. As alterações têm por objetivo adequar os normativos ao atual cenário da Companhia, incorporando aperfeiçoamentos textuais e melhores práticas.
Comentários e contribuições ao referido texto devem ser encaminhados ao endereço eletrônico comunicacao@codemge.com.br até 22 de março de 2022. O participante deve se identificar com nome completo e telefone.
Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final das políticas.
Resultado: Encerrado o prazo, não houve manifestações.
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta pública, de 10 a 28/01/2022, com a finalidade de receber manifestações de interesse do mercado para assumir sua posição contratual no MGgrafeno, incluindo posterior transferência da tecnologia desenvolvida no projeto.
O MGgrafeno é uma iniciativa da Codemge, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), que visa a instalação da primeira planta industrial de grafeno do Brasil. Localizada em Belo Horizonte/MG, a planta-piloto é operacional desde 2018 e conta com laboratórios de alta tecnologia, equipamentos de ponta e mão de obra especializada na produção, caracterização e aplicação do material. Em 2021, o projeto alcançou a marca de 1,25 tonelada∕ano de capacidade produtiva de grafeno.
Outras informações a respeito da oportunidade de investimento, bem como os pré-requisitos das propostas e dos participantes, encontram-se disponíveis neste link.
Para análise interna da consulta, os interessados devem encaminhar as seguintes informações/documentos:
As manifestações de interesse, acompanhadas da documentação citada, e os pedidos de esclarecimento deverão ser encaminhados, no prazo indicado, para o e-mail consultapublicagrafeno@codemge.com.br. A Codemge divulgará as respostas no site da companhia, nesta página.
Pedidos de Esclarecimentos e Respostas:
Resultado da avaliação dos requisitos de participação – empresas aptas:
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta pública, de 16/12/2021 a 15/03/2022, com a finalidade de receber propostas do setor privado para a operação de diversos direitos minerários. As informações a respeito da carteira de direitos minerários da Companhia, bem como os pré-requisitos das propostas e dos interessados, encontram-se disponíveis neste link.
Caso haja interesse em realizar visitas técnicas às áreas dos referidos direitos minerários, o proponente deverá informar a intenção até 5 (cinco) dias úteis antes do prazo final da consulta, para o e-mail consultapublicagedem@codemge.com.br. A visitação poderá ser realizada nos dias úteis compreendidos entre 10/01/2022 e 15/03/2022.
Para análise interna das propostas, os interessados devem encaminhar junto com as manifestações de interesse as seguintes informações/documentos: razão social, número do CNPJ, informações de contato (e-mail e telefone); Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado no órgão competente, com sua(s) respectiva(s) alteração(ões) ou a sua última consolidação; documentação do(s) representante(s) legal(is) da pessoa jurídica interessada, que comprovem os devidos poderes de representação, acompanhadas de documento de identidade.
As manifestações de interesse e pedidos de esclarecimento deverão ser encaminhados, no prazo indicado, para o e-mail consultapublicagedem@codemge.com.br. A Codemge divulgará as respostas no site da companhia, na página da consulta pública (http://www.codemge.com.br/consultaspublicas/).
Resultado: A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) recebeu 11 propostas na consulta pública. A Codemge agradece a participação de todos os interessados e informa que analisará as propostas recebidas. Em momento oportuno, serão publicados os editais específicos para alienação e/ou concessão dos ativos, com ampla divulgação nos canais oficiais de comunicação da Companhia.
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta pública de 19/11/2021 a 28/02/2022 para receber propostas sobre as possibilidades de utilização dos imóveis da Companhia em parceria com o setor privado.
As informações a respeito da carteira imobiliária da Companhia encontram-se disponíveis no menu Imóveis deste site.
As propostas devem estar alinhadas às possibilidades jurídicas listadas aqui.
Para análise interna das propostas, os interessados devem encaminhar junto com as manifestações de interesse as seguintes informações/documentos:
As manifestações de interesse deverão ser encaminhadas, no prazo indicado, para o e-mail consultapublica@codemge.com.br. Durante o prazo de resposta, a Codemge receberá eventuais pedidos de esclarecimento também pelo e-mail consultapublica@codemge.com.br e divulgará as respostas no site da companhia (http://www.codemge.com.br/consultaspublicas/).
Pedidos de Esclarecimentos e Respostas:
Resultado:
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) recebeu 41 propostas na consulta pública sobre as potencialidades de uso eficiente e rentável de seus imóveis, em parceria com o setor privado. Clique aqui. para visualizar o resultado final da consulta pública de ativos imobiliários, que esteve aberta entre os dias 19 de novembro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022. A Codemge agradece a participação de todos os interessados e informa que analisará as propostas recebidas. Em momento oportuno, serão publicados os editais específicos para alienação e/ou concessão dos ativos, com ampla divulgação nos canais oficiais de comunicação da Companhia. Na seção Imóveis, estão as apresentações dos imóveis disponibilizados, classificados por tipo.
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) abre consulta pública de 29/10 a 16/11 para receber sugestões sobre a utilização do Palácio das Mangabeiras. Os interessados integrarão a parceria Codemge/Multicult Produções Ltda. A Multicult, que tem contrato firmado com a Codemge para realização da Casacor, apresentou à Companhia um plano de negócios com o intuito de firmar parceria para promover a abertura do Palácio ao público durante todo o ano. Esse plano contempla o desenvolvimento de atividades econômicas e culturais e a realização de investimentos pelas partes, viabilizando um novo modelo de uso do bem público.
O objetivo é atender à demanda do governo do Estado de Minas Gerais que busca transformar o Palácio das Mangabeiras em equipamento público aberto à população de forma permanente.
As manifestações de interesse para compor essa parceria deverão ser encaminhadas, no prazo indicado, para o e-mail comunicacao@codemge.com.br. Durante o prazo de resposta, a Codemge receberá eventuais pedidos de esclarecimento também pelo e-mail comunicacao@codemge.com.br e divulgará as respostas no site da companhia (http://www.codemge.com.br/consultaspublicas/).
Pedidos de Esclarecimentos e Respostas:
Encerrado o prazo, houve uma manifestação de potencial interessado em compor parceria para transformar o Palácio das Mangabeiras em equipamento público. A manifestação será analisada e a Codemge entrará em contato com o interessado para seguir as negociações e trâmites legais pertinentes.
O Conselho de Administração da Companhia aprovou alterações no Regimento Interno de Licitações e Contratos (RILC) durante reunião realizada nesta quarta-feira, 21 de julho de 2021. As modificações se referem ao tratamento normativo das alienações e à sistemática de desinvestimentos da empresa, detalhadas a seguir:
Do procedimento para desinvestimentos
Das regras específicas para alienações
Contribuições e comentários ao referido texto devem ser encaminhados para o endereço comunicacao@codemge.com.br até 6 de agosto de 2021. O participante deve se identificar com nome completo e telefone.
Após o período de consulta, a Companhia divulgará, neste site, relatório contendo as contribuições recebidas, resguardando os dados dos participantes, e a versão final do RILC.
Encerrado o prazo, não houve manifestações.