A Codemge estabeleceu parcerias na gestão dos parques, balneários, fontes e hotéis em estâncias hidrominerais que ajudam a preservar o rico acervo turístico e histórico de Minas Gerais.
Conhecidas em todo o mundo, as cidades das águas curadoras, incluindo Cambuquira, Caxambu, Lambari, Poços de Caldas, Araxá e seus entornos, destacam-se também pelo seu clima ameno e pela gentileza de seus habitantes, mestres em receber com a genuína hospitalidade mineira. Essas cidades tradicionalmente atraem turistas do país e do exterior, que se encantam com as belíssimas paisagens e desfrutam da hospedagem em hotéis históricos, dotados de excelência em serviços e infraestrutura. Oferecem aos visitantes terapias de águas em suas termas, relaxamento nas casas de banho, passeios nos parques e uma gastronomia exuberante.
Trata-se de um rico e diversificado patrimônio, ao qual a Codemge dedica especial atenção, valorizando e cuidando da preservação desse importante acervo turístico e histórico de Minas Gerais.
São especialmente famosos os balneários do Circuito das Águas, como ficou conhecida essa atraente região de Minas Gerais:
Pesquisa geoambiental no Circuito das Águas de Minas Gerais
A Codemge realizou o Projeto de Pesquisa do Circuito das Águas, no Território Sul. Os estudos buscaram atualizar e aprofundar os conhecimentos técnico-científicos sobre áreas das fontes hidrominerais da Companhia na Bacia do Rio Verde, abrangendo as estâncias de Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cambuquira e Lambari. A iniciativa foi importante para ampliar a compreensão da origem e dos fatores influenciadores das águas minerais na região. Viabilizada mediante contrato com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), a ação contou com investimento de R$ 1.997.800,00, oriundos da Codemge. O projeto foi iniciado em janeiro de 2018.
Clique aqui para ter acesso à apresentação do Projeto Circuito das Águas.
Localização
À exceção do Balneário de Águas Santas, localizado na região do Campo das Vertentes, em Tiradentes, os demais parques e balneários estão no Sul de Minas, região do Circuito das Águas.