ATIVIDADES EM DESTAQUE

Tiradentes

O município mineiro de Tiradentes, a menos de 200 km de Belo Horizonte, é uma mistura de história, cultura, religiosidade, natureza e gastronomia. É uma cidade histórica rica em patrimônio arquitetônico e com importantes exemplos de arte barroca que enriquecem sua paisagem. Algumas de suas principais construções têm o toque do escultor Aleijadinho. O calendário da cidade é repleto de eventos que atraem os turistas. Charretes, chafariz, pracinhas e artesanato completam esse cenário bucólico.

Em Tiradentes, a Codemge é proprietária do Balneário Gabriel Passos, mais conhecido como Balneário de Águas Santas. O conjunto está localizado integralmente na encosta da Serra de São José, tendo suas águas vertendo para a bacia hidrográfica do Rio Carandaí. A estância está situada no município de Tiradentes, na microrregião geográfica de São João del-Rei.

O complexo hidromineral engloba uma área ampla e aprazível, envolvendo 11,0788 ha, contando com uma reserva de mata nativa, quiosques, quadra esportiva, lanchonete, restaurante, chafarizes e piscinas. A estância faz parte da Área de Proteção Ambiental de São José, criada por decreto-lei em 1990, para preservar o patrimônio histórico, paisagístico e cultural da região, proteger e preservar os mananciais, a cobertura vegetal (cerrados e remanescentes de mata atlântica) e a fauna silvestre.
Suas águas são radioativas e termais, com grande valor terapêutico. Há duas fontes: a magnesiana e a radioativa. Ambas são captadas próximas à superfície do terreno, diretamente sobre as fraturas da rocha quartzítica. A fonte magnesiana é responsável pelo abastecimento do fontanário externo.

Arrendamento – Em 2016, após a realização de processo licitatório, a Codemge firmou contrato de arrendamento com a empresa Cantina do Ítalo, por um período de 10 anos, prorrogável por mais 10 anos. Essa empresa já era arrendatária do Balneário desde 2005, também por meio de licitação. Com o arrendamento, a Cantina do Ítalo assumiu a operação do Balneário, passando a responder pela manutenção, guarda, conservação e bom uso dos bens, equipamentos e edificações entregues.

Esclarecimento aos usuários do Balneário de Águas Santas – Tiradentes

As fontes localizadas no Balneário Águas Santas foram objeto de interdição pela ANM em 2018 para fins de adequação das captações e da atividade balneária à legislação mineral e ambiental mais atual. As obras contratadas pela Companhia para esse fim foram paralisadas no final de 2020 pela necessidade de atualização dos projetos executivos. Após diversos processos licitatórios sem sucesso, a Companhia concluiu o processo de contratação para a elaboração dos novos projetos em abril de 2024. O contrato está em execução e possui prazo de 18 meses, sendo a primeira etapa a elaboração dos projetos executivos propriamente ditos e a segunda o acompanhamento das obras, cuja contratação se dará com base nos produtos entregues na primeira etapa.

A Codemge ressalta a importância das fontes do Balneário como um bem público da região e do Estado e sem medir esforços para que as obras sejam retomadas e as fontes possam ser novamente utilizadas.



Voltar