39º Congresso de Direito Administrativo evidencia importância da sinergia entre Codemge e a comunidade de direto administrativo
A Codemge marcou presença no 39º Congresso Brasileiro de Direito Administrativo que aconteceu de 8 a 10 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
Além de patrocinadora do evento, a Companhia participou da abertura com a apresentação do Cidade Parceira realizada pelo diretor de Concessões e Parcerias, Gabriel Fajardo.
“A Codemge tem como vocação fazer Minas Gerais crescer e isso só é possível com muitas das discussões no caminho que são alicerçados aqui pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, por toda essa gama de administrativistas, estudantes e profissionais que hoje se irmanam nesse propósito de comemorar os 50 anos do IBDA”, afirmou Gabriel durante sua fala.
Participar de um evento como o Congresso de Direito Administrativo é valorizar a importância da segurança jurídica como condição para políticas públicas eficazes e para o capital (seja público ou privado) assumir risco em projetos de longo prazo. “A Codemge como estruturadora de projetos estratégicos do Governo de Minas, articulando áreas técnicas, modelos de PPP/concessão e relacionamento institucional, está sempre ancorada em boas práticas jurídicas e econômicas.”, explica Fajardo.
O diretor ainda afirma que “projetos bancáveis nascem de modelagens juridicamente sólidas e alocação de riscos adequada, uma vez que é isso que reduz custo de capital, atrai concorrência e amplia o investimento privado com foco em resultado para o cidadão.”
Além da abertura, a Codemge também esteve em dois outros momentos: no Painel “Infraestrutura Social: Experiências Positiva e Aprendizados Acumulados”, que contou com a participação do diretor Gabriel; e no Concurso de Experiências/Práticas Administrativas Inovadoras.
O projeto “Programa Cidade Parceira: apoio técnico e operacional na estruturação e modelagem de concessões e parcerias público-privadas” (de autoria: Gabriel Ribeiro Fajardo, Rebeca Rayane Cunha Silva, Woiron Paula Barbosa, Adilson Batista Lima e Flávio Scholbi Uflacker de Oliveira) foi selecionado para fase final do concurso. Durante o Congresso, Rebeca falou sobre o programa para a banca julgadora. O resultado será divulgado nesta sexta-feira, 10 de outubro.
O Congresso reuniu administradores, magistrados, juristas e autoridades do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Tribunais de Contas na discussão de assuntos centrais para a gestão pública. Em 2025, o tema foi “IBDA, 50 anos de tradição, inovação e conhecimento”.
A diretora de Jurídica, Compliance e ESG, Liana Portilho, também esteve presente no evento. Participaram também, as equipes da coordenação de Compras e Licitações, da gerência de Integridade, Correição Administrativa e Gestão de Riscos e das gerências das diretorias: Jurídica; de Infraestrutura e PPPs e de Concessão e Parcerias.