A diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto, e diretores da companhia participaram do Encontro Nacional de Estatais de Projetos e Infraestrutura que ocorreu nesta quinta-feira, 27/11, em Belo Horizonte. O evento, promovido pela P3C, foi patrocinado pela Codemge.
O encontro busca acelerar projetos de infraestrutura estratégicos no Brasil, fortalecer a governança, destravar entraves regulatórios/financeiros e posicionar as estatais de investimento como alavancas de desenvolvimento regional e nacional das empresas.
A diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto, destacou o papel desse encontro na abertura do evento: “Reunir estatais de diferentes regiões é essencial, porque todas enfrentamos desafios semelhantes e ouvir essas experiências inspira e fortalece nossas próprias soluções”, disse. “Para a Codemge, promover esse diálogo é parte do nosso papel de fomentar desenvolvimento, estruturar projetos com excelência e impulsionar o crescimento de Minas Gerais”, finaliza a diretora-presidente da Codemge.
Os diretores da Companhia, de Concessões e Parcerias, Gabriel Fajardo, e de Infraestruturas e PPP, Fernanda Alen, também debateram temas relevantes para o setor durante o evento e apresentaram ações da companhia.
Gabriel participou da discussão temática com o enfoque na Governança de Projetos juntamente dos diretores da Infra SA, Jorge Bastos e Cristiano Della Giustina, da Superintendente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciene Machado, e do diretor da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), David Polessi.
“A Codemge atua como uma musculatura da administração pública: estrutura, de forma técnica e metodológica, concessões e PPPs que qualificam e impulsionam iniciativas como o Cidade Parceira, fortalecendo o estado. Com uma governança bem definida, os projetos ganham eficiência, solidez e uma capacidade real de transformar Minas”, afirmou Gabriel Fajardo.
Já Fernanda esteve na mesa sobre Política Remuneratória, debatendo com o diretor-presidente da SP Parcerias, Paulo José Galli, o diretor-presidente da Bahia Invest, Paulo Roberto Britto Guimarães, o presidente do Goiás Parcerias, Diego de Oliveira Soares e da diretora da Bahia Invest, Camila Aguiar Silva.
“Atuamos na frente de fomento e desenvolvimento, impulsionando projetos estratégicos para o Estado. Para que isso seja possível, precisamos garantir sustentabilidade financeira. Por isso, buscamos retorno por meio da prestação de serviços e de contratos que reforçam a capacidade de investimento da Companhia”, afirmou Fernanda Alen.
A Codemge também foi representada pela gerente de Projetos, Concessões e Parcerias da Diretoria Jurídica e ESG, Jamille Torres Leite, na mesa sobre Modelo Jurídico de Contratação, que discutiu sobre teses jurídicas, segurança jurídica e papel dos órgãos de controle para viabilizar contratações mais ágeis e seguras.