A Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) apresentou serviços e soluções para municípios no 11º Congresso Mineiro de Vereadores, realizado pela AMM (Associação Mineira de Municípios) no Expominas, em Belo Horizonte, no dia 11 de novembro.
Gestores da Companhia mostraram, em um painel voltado às lideranças municipais, diversas oportunidades para o desenvolvimento e soluções para as cidades mineiras: mobilidade urbana, parcerias público-privadas, serviços de engenharia, distritos industriais, entre outras.

Para todos verem: na foto acima, Saulo Souza, Leandro Silva e Wilson de Melo filho, da equipe da Codemge, estão no palco do Congresso de Vereadores, apresentando as ações da empresa para o desenvolvimento das cidades mineiras: mobilidade urbana, PPPs, serviços de engenharia e distritos industriais.
“A Codemge está apta a oferecer o apoio no planejamento de mobilidade urbana voltado para resultados, com simulação de cenários, uso de big datas e avaliação de impactos, a partir de metodologia colaborativa entre município e demais atores envolvidos. Fazemos diagnósticos e prognósticos objetivos e técnicos das cidades para subsidiar o planejamento da mobilidade”, disse o gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação da Companhia, Leandro Rodrigues e Silva.
Ele também mencionou a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), que estabelece que todas as cidades com mais de 20 mil habitantes devem ter o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) próprio. Segundo levantamento do Ministério das Cidades (2023), em Minas Gerais, dos 853 municípios, 200 (23%) encaixam-se nesse critério e devem, portanto, elaborar e manter atualizados seus PMUs. Essa obrigatoriedade passou a valer a partir de abril de 2025.
Ainda dentro do trabalho de diagnóstico objetivo e técnico do município, Leandro salientou a identificação de perfis vocacionais econômicos, a avaliação de cadeias produtivas e cadeias de valor no território, a indicação de elos potenciais ou faltantes nas cadeias. “A partir desse conhecimento, a Codemge pode desenvolver projetos para potencializar atividades como turismo, agricultura, mineração ou complementar elos de cadeias produtivas desses negócios, promovendo mais crescimento. Entregamos como resultado um portfólio de ações e projetos estratégicos para o desenvolvimento do município”, sintetizou o gerente.
O coordenador de Distritos Industriais em exercício da Companhia, Saulo Magalhães Teodoro de Souza, apresentou a forma como a Codemge presta apoio técnico aos municípios para o planejamento da implantação de novos distritos industriais. Esse trabalho de cooperação técnica entre a Companhia e o munícipio culmina na elaboração de anteprojeto de engenharia e estudos orçamentários. “Ao participar da cooperação técnica, o município torna-se mais consciente de suas próprias possibilidades, necessidades e recursos para promover o desenvolvimento por meio da industrialização”, comentou.
Já o coordenador de engenharia da empresa, Wilson Menezes de Melo Filho, explicitou outra solução para os municípios: os serviços de engenharia, incluindo diagnóstico de ativos, verificação de projetos e acompanhamento técnico de obras. Em função de seu contexto de atuação em prol do desenvolvimento, a Codemge sempre participou de projetos estratégicos e grandes obras no estado. Com o conhecimento adquirido, a empresa estruturou a prestação de serviços de engenharia para outros entes. “Destaca-se que o diferencial da Codemge é o amplo conhecimento do setor público, o que permite prestar um serviço mais adequado às necessidades dos municípios”, disse o coordenador.
O gerente Leandro Silva também explanou sobre os serviços de apoio à regulação de contratos. Incluem-se na regulação necessidades de modernização, agenda regulatória, análise de impacto regulatório, entre outros serviços. Os contratos públicos de longo prazo, por exemplo, passam por diversas necessidades de readequação técnica e operacional, sendo por vezes necessário reequilibrar as partes econômico-financeira ou jurídica. A Codemge oferece aos municípios suporte à regulação das concessões e das parcerias e às mudanças dos contratos delas advindos, para o ganho de eficiência na sua gestão.
A Companhia apresentou, ainda, o programa Cidade Parceira, cujo principal objetivo é apoiar municípios mineiros na estruturação de concessões e parcerias público-privadas (PPPs) para desenvolvimento econômico e social. O gerente Leandro Silva abordou os benefícios das parceiras para o setor público e os cidadãos: “queremos melhorar a infraestrutura pública nos municípios para potencializar o atendimento ao cidadão, de forma a beneficiar a população como um todo, e sabemos que as PPPs têm se tornado cada vez mais estratégicas como modelo de gestão, uma vez que aliam a fiscalização rigorosa do poder público ao capital, conhecimento e agilidade do setor privado”, afirmou o gerente. O primeiro edital do programa atendeu aos segmentos de educação, parques urbanos e equipamentos turísticos, resíduos sólidos urbanos, iluminação pública, sistema de transporte coletivo e de terminais rodoviários, unidades básicas de saúde.
Atuação focada no desenvolvimento do Estado
A Codemge participou do evento também com um estande, em que demonstrou sua atuação na promoção do desenvolvimento econômico e social do Estado. O apoio aos municípios nos cuidados com seus ativos públicos, na estruturação de parcerias e na realização de projetos estratégicos, com rigor técnico, transparência e foco em impactos para os cidadãos é uma delas.
Entre os serviços e soluções estão: desenvolvimento de planos de mobilidade urbana e estudos de mobilidade; desenvolvimento de planos de investimento e desenvolvimento econômico; suporte na estruturação de parcerias público-privadas; serviços de apoio à regulação de contratos; planejamento e implantação de distritos industriais; serviços de engenharia (diagnóstico de ativos, supervisão de projetos e acompanhamento técnico de obras).
A Codemge está à disposição das lideranças municipais para esclarecer sobre os planos de desenvolvimento econômico, social e de responsabilidade ambiental que podem ser contratados.