A diretora-presidente da Codemge, Luísa Barreto, e os diretores da empresa Gabriel Fajardo, Fernanda Alen e Dra. Liana Portilho, participaram, nesta terça-feira (19/8), da 4ª edição do Infra Minas GRI, em Belo Horizonte, promovida pelo GRI Institute. O encontro reuniu lideranças públicas e privadas para discutir investimentos estratégicos e oportunidades de crescimento em setores-chave da economia mineira.
A diretora-presidente da empresa, Luísa Barreto, apresentou o Programa Cidade Parceira no painel que tratou sobre as Parcerias Público-Privadas (PPPs), intitulado “Como ampliar a capacidade municipal em PPPs?” Luísa ainda informa: “Em breve anunciaremos os projetos selecionados no programa. Por meio do Cidade Parceira, a Codemge oferece as condições técnicas para tirar do papel projetos municipais relevantes e apoio à capacitação de gestores e servidores. São passos essenciais para garantir a sustentabilidade das ações e prestar melhores serviços à população em Minas Gerais”.
Também integraram a programação do evento os diretores da Codemge: Fernanda Allen, diretora de Infraestrutura e PPPs, que moderou o painel “Água, Esgoto e Resíduos — Como estruturar soluções para diferentes territórios?” e apresentou o Água dos Vales; e Gabriel Fajardo, diretor de Concessões e Parcerias, que participou de debate sobre a Artemig e seu posicionamento como referência regulatória.
Cidade Parceira: apoio técnico para PPPs municipais
O Cidade Parceira é um programa do Governo de Minas Gerais que oferece apoio técnico e operacional aos municípios ou consórcios de municípios em projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs).
Água dos Vales: universalização do saneamento
PPP estruturada para universalizar abastecimento de água e esgotamento sanitário nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (e parte do Norte de Minas), com investimentos estimados em R$ 3,5 bilhões e meta de beneficiar mais de 1 milhão de pessoas até 2033.
Artemig: nova agência reguladora de transportes de MG
A Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig) foi criada pela Lei Estadual nº 25.235/2025 para regular e fiscalizar concessões e PPPs nos modais rodoviário, ferroviário, aeroportuário e hidroviário. A diretoria colegiada tomou posse em 7/7/2025, consolidando o novo marco regulatório no Estado.