Projeto de concessão de construção de adutora faz parte da iniciativa
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lança o projeto de revitalização e o edital para concessão de construção de adutora do Vale do Rio Picão em Bom Despacho/MG, a 160 km de Belo Horizonte.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a segurança hídrica, recuperar a capacidade produtiva e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região com obras de captação, condução e adução de água do Rio São Francisco até a calha do Rio Picão, possibilitando o uso múltiplo da água para irrigação, abastecimento urbano e preservação ambiental.
Em um território de aproximadamente 90 mil hectares, com solos férteis e relevo propício à mecanização, a região dispõe hoje de apenas 1.373 ha irrigados. Os estudos indicam expansão para até 10 mil ha com a revitalização, possibilitando duas safras/ano e aumento expressivo da produtividade. As ações incluem ainda o desassoreamento e readequação da calha do rio, com redução de enchentes e maior regularidade hídrica.
Modelo de gestão privada e desenvolvimento sustentável
Estruturado como concessão em parceria público-privada (PPP), o projeto exige modelagens econômico-financeira e jurídica e estudos detalhados das fontes de receita — sobretudo fornecimento de água e usos agrícolas. O arranjo viabiliza gestão privada em todas as fases (construção, operação, produção e manutenção), com foco em desenvolvimento sustentável, equilibrando viabilidade financeira, responsabilidade ambiental e inclusão social.
Impactos esperados
Além de ampliar a área irrigada e a produtividade agrícola, o projeto impulsiona a geração de empregos e diminui o déficit hídrico registrado na região. Com essa iniciativa, a Codemge reafirma seu papel estratégico na estruturação de soluções de longo prazo, assegurando qualidade de vida à população mineira e competitividade à economia do Estado.
Licitação em andamento
O edital prevê a contratação de empresa especializada na prestação de serviços para elaboração de estudos técnicos, socioambientais, econômicos e regulatórios para a estruturação do projeto de concessão, visando à construção, gestão e manutenção de adutora no Rio Picão, no município de Bom Despacho-MG.
Processo licitatório (ID 71014 / Processo 0038/2025); modalidade: aberto; critério de julgamento: menor preço; data da disputa: 8/9/2025; detalhes no edital em compras.mg.gov.br e codemge.com.br