Finalista no GRI Awards Infrastructure Brazil 2025 com três projetos, a Codemge foi premiada em cerimônia que aconteceu no dia 5 de novembro, em São Paulo. O Projeto em Estruturação chamado Água dos Vales – Norte de Minas Gerais ganhou na categoria Água.
Dentre os critérios gerais de avaliação estavam: mitigação de mudanças climáticas, impacto social, inovação e desenvolvimento tecnológico, potencial de replicabilidade, além de uma eficiente estratégia de comunicação interna e externa.
O Prêmio Água reconhece especificamente projetos ou iniciativas que tiveram sucesso em aumentar a qualidade e a eficiência do uso da água, reduzindo a poluição, eliminando despejo e minimizando a liberação de produtos químicos e materiais perigosos.
“Ter um projeto que tem sido estruturado pela Codemge, em parceria com a IFC, reconhecido como o melhor de sua categoria é mais uma evidência de que a Companhia tem tido reconhecimento das estruturações que realiza e trabalha para o crescimento do Estado de Minas Gerais de forma eficiente, buscando a melhoria da qualidade de vida dos mineiros.”, afirma Fernanda Alen, diretora de Infraestrutura e PPPs.
O Projeto Água dos Vales é um projeto voltado à universalização do acesso ao saneamento básico para a população nos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, e parte da Região Norte do Estado. Com cerca de R$3,5 bilhões em investimentos, mais de 1 milhão de pessoas em 80 municípios serão beneficiadas, com acesso à água potável e ao tratamento de esgoto. Esse será o primeiro projeto do país que irá além dos grandes centros urbanos, propondo soluções sustentáveis em água e esgoto também para áreas rurais ou localidades a partir de 10 famílias. O Projeto é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Companhia Mineira de Saneamento (Copasa) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), com apoio da International Finance Corporation (IFC), por meio da PSP Infra.
Também foram finalistas na premiação outros dois projetos da Codemge: Estruturação da Concessão da Infraestrutura dos Terminais e Estações MOVE da Região Metropolitana de Belo Horizonte (categoria Conexão) e Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais de Curto Prazo (categoria Integração).
O diretor de Concessões e Parcerias, Gabriel Fajardo, participou de dois painéis durante o evento: “Nova Lei de PPPs e Concessões – Quais inovações aumentam a confiança do investidor?” e “Agenda Estratégica de Minas – Quais projetos moldam o futuro sustentável do Estado?”
Além dos diretores, a Companhia esteve representada pelos gerentes de Projetos, Concessões e Parcerias, Jamille Torres; de Planejamento, Pesquisa e Inovação, Leandro Silva; de Infraestrutura Econômica, Marcela Dantés, e pela coordenadora de Planejamento, Pesquisa e Inovação, Maíra de Freitas.
Sobre a premiação
A premiação, que aconteceu na 11ª edição do Brazil GRI Infra & Energy, é anual e reconhece os melhores programas, projetos e iniciativas nos setores de transporte, energia, saneamento básico, infraestrutura urbana e social, além de ativos ambientais. O período de votação, restrito aos membros ativos do GRI Institute, foi até 22 de setembro. A iniciativa reforça o compromisso das empresas e investidores com o desenvolvimento sustentável, impulsionando a infraestrutura. Mais informações: GRI Awards Infrastructure Brazil 2025.