Evento teve como foco a mobilidade interurbana e urbana
A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais, Codemge, esteve presente no Conexão ANPTrilhos – Mobilidade Estruturante, realizado em Brasília (DF), no dia 27 de agosto. Promovido pela ANPTrilhos, o encontro reuniu representantes do governo federal, governos estaduais, setor privado e sociedade civil para debater os principais desafios e soluções estratégicas para o transporte metroferroviário no Brasil. A Codemge foi representada pelo gerente de Planejamento, Pesquisa e Inovação, Leandro Rodrigues e Silva.
O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou em uma sessão exclusiva e ressaltou como o Estado prioriza a organização e o planejamento estratégico. Zema destacou o Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (PeltMG), desenvolvido pela Codemge para a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra/MG), como referência de governança e visão de futuro. Também mencionou projetos-chave priorizados nesse plano, especialmente a implantação do transporte ferroviário regional de passageiros entre Belo Horizonte e Divinópolis, alinhado com iniciativas do Governo Federal e em fase de avaliação de viabilidade.
O secretário da Seinfra/MG, Pedro Bruno, participou de um painel de discussão focado na evolução do transporte ferroviário regional de passageiros. Ele destacou as ações em curso na capital mineira, como a construção da Linha 2 do metrô de BH, a expansão da Linha 1 (em fase avançada de projeto, alinhamento financeiro e implementação) e os estudos para as Linhas 3 e 4, em atualização para futura implantação. O secretário também ressaltou a relevância do PeltMG para organizar e priorizar a carteira de investimentos em transporte ferroviário de cargas e de passageiros no Estado. Ele salientou que todas essas iniciativas contam com o apoio técnico da Codemge, tanto no planejamento técnico, na elaboração dos estudos de pré‑viabilidade, quanto na contratação da atualização dos EVETEA (Estudos e Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental).