Parque do Palácio das Mangabeiras

Desde sua inauguração, em 1955, o Palácio das Mangabeiras vinha servindo de residência aos chefes do Executivo mineiro. De 2019 em diante, o Governo estadual deu outra destinação ao imóvel e o cedeu, por meio de um convênio, para a Codemge, com o objetivo de transformar o espaço em um equipamento cultural, turístico e de lazer.

O local de 42 mil metros quadrados de área deixou de ser residência oficial e passou a ter uso mais amplo e democrático. Até 2022, o espaço permanecia fechado por boa parte do ano. Com o intuito de proporcionar uma agenda permanente de eventos para os mais diversos públicos, a Codemge firmou uma parceria público-privada com Grifa, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Malab Produções.

Dessa maneira, o Palácio tem sido mantido aberto, desde abril de 2022, oferecendo uma programação de eventos culturais e abrigando espaços gastronômicos. Já foram realizados no Parque eventos como: exposição “(i)móveis”, do arquiteto e designer Porfírio Valladares, exposição Jomar Bragança, Love Wine, Festival Fluir, com foco em saúde e bem-estar, festival gastronômico Figa, Feirinha Aproxima e evento Cidade de Natal, com foco no público infantil.