O programa Escola Conectada já beneficiou mais de 13 mil estudantes
A Datora Arqia, investida da Codemge do ramo de telecomunicações, está desenvolvendo o Instituto Escola Conectada, uma iniciativa que visa levar internet de alta velocidade para escolas públicas gratuitamente, por meio do apoio de provedores locais. O objetivo da ação é universalizar o acesso à internet nas instituições públicas de ensino até 2025.
Segundo o Censo 2020, 25% das escolas públicas brasileiras não estão conectadas à internet. A crise gerada pela pandemia do coronavírus, ainda que amenizada pelo avanço da vacinação, expôs ainda mais o prejuízo social no desenvolvimento de crianças e adolescentes e a necessidade de conectividade na educação.
O Escola Conectada faz a ponte entre provedores de internet locais e as escolas. O processo funciona em quatro etapas: avaliação da aptidão das escolas para participação no programa; conexão das instituições de ensino com os provedores; monitoramento da conectividade das escolas em tempo real, por meio de plataforma própria, para garantir a qualidade da internet; e mensuração dos resultados e do impacto na performance dos estudantes.
Desde novembro de 2020, quando iniciou suas atividades, o programa já conectou 30 escolas e beneficiou mais de 13 mil estudantes de todo o país. A meta é dobrar este número até o final do ano.
Saiba mais sobre como se tornar apoiador do projeto – como pessoa física, provedor de internet ou indicando escolas participantes – pelo site: https://escolaconectada.org/