Na última quinta-feira, 28/11, o BiotechTown realizou em sua sede, em Nova Lima, o 1º Demoday, evento para apresentar ao mercado a evolução alcançada pelas empresas investidas na 1ª Edição do seu Programa de Desenvolvimento de Negócios. O encontro reuniu as nove startups selecionadas no programa de aceleração, além de investidores e convidados do segmento de bionegócios. A abertura contou com a participação do Diretor de Fomento à Alta Tecnologia da Codemge, Ricardo Toledo.
O BiotechTown é um hub de inovação em biotecnologia e ciências da vida. Tem como objetivo impulsionar negócios nascentes ou já estabelecidos de base biotecnológica e é um dos investimentos da Codemge.
As startups fizeram uma exposição das suas principais conquistas no período em uma sessão de pitches e foram avaliadas por jurados especializados, dentre eles, a analista da Codemge de projetos de Biotecnologia, Danielle Silva. São empresas que atuam nos mais diversos campos, que envolvem temas como inteligência artificial, desenvolvimento de anticorpos e proteínas, microbiologia voltada à produção de gêneros alimentícios, medicina de alta precisão, entre outros.
Ao final, três prêmios foram concedidos às empresas mais bem qualificadas: à Startup Mais Atrativa – OncoTag (oncologia de precisão para tratamento de câncer de ovário); à Melhor Empreendedora – Letícia Braga, CEO da OncoTag; e à Melhor Startup do Programa – Far-me (serviços farmacêuticos associados à entrega, organização de medicamentos de acordo com a hora e o dia prescritos).
Além dos pitches, o Demoday contou com apresentação do painel “Cenários e desafios do empreendedorismo Biotecnologia e ciências da vida”.
PROGRAMA
O programa de desenvolvimento de negócios do BiotechTown está atualmente em sua 2ª edição. As startups investidas pelo programa têm acesso à metodologia especializada, mentores com expertise técnica, networking, acesso à rede global de parceiros e, ainda, investimento de até R$ 150 mil em capital semente por equipe.
BIOTECHTOWN
Inaugurado em 2018 para conectar empresas, pesquisadores e investidores, o BiotechTown visa impulsionar o desenvolvimento de bionegócios no mercado nacional e internacional dando suporte desde o registro e produção inicial até a inserção comercial dos produtos. Para isso, dispõe de uma infraestrutura completa de coworking, salas de reunião, laboratório aberto (Open Lab) e planta de produção (CMO), promove um ambiente e oportunidades de conexões, atendendo startups e empresas de todos os portes.
O BiotechTown é fruto da parceria entre a Fundepar e a Codemge. Também são apoiadores a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Associação Nacional de Empresas de Biotecnologia (Anbiotec) e o projeto CSul — Desenvolvimento Urbano.
CODEMGE E ALTA TECNOLOGIA
Desde 2015, o Governo do Estado e a Codemge têm se dedicado a estimular projetos e novas oportunidades no nicho de empresas de alta tecnologia e inovação no território mineiro, incluindo a biotecnologia. A Diretoria de Fomento à Alta Tecnologia da Companhia foi especialmente criada para estimular este importante eixo estratégico, segmento de mercado que cresce dia após dia.
Buscando dinamizar a economia mineira e elevar sua vantagem competitiva, a Codemge tem promovido investimentos diversificados em novos modelos de negócio e segmentos estratégicos, como biotecnologia e ciências da vida; eletroeletrônica, semicondutores e telecomunicações; aeroespacial, automotivo, química, defesa e segurança; medicamentos e produtos do complexo da saúde; novos materiais, tecnologia de informação, ciência e sistemas de computação.