A sessão pública do edital de licitação para venda do LabFabITR, laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras-raras, será realizada em 29 de setembro, às 9 horas, pelo Portal de Compras do Estado de Minas Gerais (www.compras.mg.gov.br). A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lançou o certame em junho com o objetivo de selecionar investidor para adquirir o empreendimento. O critério de julgamento das propostas será de maior oferta de preço.
Caberá ao licitante vencedor a operação econômica do bem concedido, com destinação vinculada à produção de ímãs de terras-raras.
Localizado em Lagoa Santa/MG, o LabFabITR inclui planta industrial, que ocupa terreno de 9.645 m2, infraestrutura e edificações, equipamentos, mobiliário, ferramentas, consumíveis e marca. O empreendimento tem o potencial de suprir parte da demanda nacional pelos ímãs sinterizados de neodímio-ferro-boro (NdFeB), componentes utilizados em equipamentos como veículos e geradores elétricos de alta eficiência.
A alienação do LabFabITR faz parte das iniciativas do Programa de Gestão de Portfólio da Codemge.
Outras informações estão disponíveis no edital (http://www.codemge.com.br/licitacoes/CODEMGE/740-2022/) e no site do empreendimento (www.labfabitr.com.br).
LabFabITR
O LabFabITR agrega laboratório especializado e uma linha de produção fabril. Sua estrutura permite disponibilizar serviços que abrangem desde a criação de um novo produto até a sua industrialização, na forma de protótipo ou por meio da produção em pequenos lotes. A capacidade produtiva projetada é de 23 toneladas/ano, podendo chegar a 100 ton/ano em 10 anos de operação