Iniciativa apoiada pela Companhia visa constituir primeiro laboratório brasileiro de certificação de combustíveis e biocombustíveis de aviação
Representantes da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) visitaram o Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC), localizado no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. A ida teve como objetivo percorrer as instalações após o término das obras de melhoria, viabilizadas com recursos da Codemge e concluídas em março de 2022.
Idealizado pelos professores Vânya Marcia Duarte Pasa e Paulo Jorge Sanches Barbeira, do Departamento de Química da UFMG, o LEC atua há mais de 20 anos na área de combustíveis automotivos, aeronáuticos e marítimos, lubrificantes, bio-óleos, óleos vegetais, biomassas e fluidos industriais. Devido à competência do LEC na área de certificação de querosene, bioquerosene e gasolina de aviação, a Codemge estabeleceu acordo de parceria com o laboratório em 2018, no âmbito do apoio ao setor aeroespacial mineiro. A Companhia aportou R$ 2,2 milhões no projeto.
Equipe do LEC recebe representantes da Codemge durante visita (Acervo Codemge)
O incentivo da Codemge viabilizou a aquisição de equipamentos, a realização de obras de adequação do espaço físico e redefinição do layout do laboratório, a instalação de linhas de gases, além da compra de outros materiais, como reagentes e solventes. As melhorias visam constituir o LEC como o primeiro laboratório brasileiro de certificação de combustíveis e biocombustíveis de aviação.
Pesquisador trabalha nas instalações do LEC (Acervo Codemge)
Durante a visita, representantes do LEC apresentaram os espaços e os principais resultados obtidos pelo projeto. Os laboratórios têm infraestrutura e capital intelectual para realizar 27 análises de bioquerosene e combustíveis fósseis (12 delas fomentadas pelo apoio da Codemge). O projeto está finalizando a instalação de equipamentos e a acreditação de ensaios junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
O Diretor de Participações da Codemge, Eduardo Zimmer, destaca o fortalecimento do setor aeronáutico no estado como fator motivador do incentivo à iniciativa. “A confiabilidade dos combustíveis, em especial na aviação, é crucial para a operação do setor. O trabalho do LEC, com o apoio da Codemge, posiciona Minas como referência e estabelece um centro de excelência no estado”, afirma.
A coordenadora do LEC, dra. Vânya Marcia Duarte Pasa, salienta que “a aliança estratégica com a Codemge foi de extrema relevância para o laboratório, para Minas Gerais e para o Brasil, pois nos permitiu ter o primeiro laboratório com todos os ensaios para análise de querosene e os novos combustíveis sustentáveis que vão entrar na matriz energética brasileira. Todos os testes serão acreditados pelo Inmetro, o que permitirá atingir um padrão internacional de qualidade com reconhecimento global”. A pesquisadora reforça ainda que “isso auxiliará as empresas brasileiras para entrar nesse novo mercado mundial de biocombustíveis e também as pesquisas na área. O esforço é gigante, mas foi possível com a parceria inicial com a Boeing, seguida da aliança com a Codemge e com o estado, através da Fapemig. Nossa gratidão é enorme.”
Codemge
A Codemge é uma empresa estatal, integrante da administração pública indireta do estado de Minas Gerais, organizada sob a forma de sociedade por ações. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de Minas Gerais, impulsionando estrategicamente a economia mineira. Integrante do Grupo Codemge, do qual a Codemig faz parte, a Companhia é responsável por diversos ativos econômicos, em várias frentes de atuação, enquanto a Codemig se dedica ao nióbio.