ÁREAS DE ATUAÇÃO

Turismo de lazer

A hotelaria e o turismo representam mais que um negócio para a Codemge. Significam a preservação da história de Minas Gerais, em suas mais importantes estruturas de hotelaria turística, nas cidades de Araxá e de Poços de Caldas, por exemplo, com seus complexos hoteleiros formados pelo Grande Hotel de Araxá e pelo Palace Hotel de Poços de Caldas. São hotéis construídos no século passado, cuja tradição ajuda a contar a história de Minas Gerais e revela todo o glamour de uma época. Tanto o Grande Hotel de Araxá quanto o Palace Hotel de Poços de Caldas foram inteiramente restaurados e modernizados, e a sua gestão, transferida à iniciativa privada.

Minas Gerais oferece ao turista, em suas várias estâncias balneárias, muito mais do que a beleza instigante de seus parques, fontes e termas. Em Araxá, Poços de Caldas, Tiradentes, Caldas, Caxambu, Lambari e Cambuquira, o turista encontra oportunidades inesgotáveis de lazer, descanso e relaxamento. Outro forte atrativo são as águas minerais, com suas funções terapêuticas, que atraem pessoas de todo o mundo pelo seu poder medicinal.

O clima ameno, as belíssimas paisagens, as várias opções de passeios, a famosa culinária e a tradicional hospitalidade do povo mineiro compõem um conjunto de atrativos que fazem dessas cidades um destino inesquecível. 

Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), estabeleceu o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo em Minas Gerais. Solicitado pela Codemge e pela Setur à Fundação João Pinheiro, instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, o plano demandou 11 meses de estudos e analisou todos os elementos da cadeia produtiva do turismo no Estado, além do sistema de gestão pública e tendências mundiais para a atividade. O documento estabelece diretrizes estratégicas para a política estadual do turismo, fornecendo as bases para o desenvolvimento de ações planejadas e coordenadas do setor.

 



Voltar