ATIVIDADES EM DESTAQUE

Materiais Estratégicos e Tecnologia Mineral

Nióbio

Usado principalmente em ligas metálicas e em aços especiais, o nióbio confere aos compostos importantes propriedades, permitindo seu emprego na fabricação de turbinas de aeronaves, automóveis, de tubulações de gás sob alta pressão, placas para plataformas marítimas, pontes, viadutos e edifícios.

Outras aplicações incluem a fabricação de vidros e de cerâmicas especiais, usadas em receptores de televisão e outros equipamentos; a produção de catalisadores químicos; usos em aparelhos de medicina diagnóstica, e até mesmo em aceleradores de partículas de alta energia. Novas ligas e compostos que utilizam o nióbio seguem sendo desenvolvidas, o que deve ampliar o leque de aplicações do mineral e aumentar a demanda por sua extração.  

A Codemge é acionista majoritária da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig). Por meio de sociedade em conta de participação estabelecida com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), a Codemig participa da exploração de nióbio em Araxá/MG. Mais informações sobre a operação podem ser obtidas na página institucional da Codemig.

Terras-raras

As terras-raras são um grupo de elementos químicos formado pelos 15 elementos da série dos lantanídeos, mais o ítrio e o escândio, totalizando 17 elementos. São cada vez mais utilizados no ramo de alta tecnologia, principalmente nas indústrias ligadas à energia, ímãs permanentes, carros híbridos e elétricos, aerogeradores, eletrônica fina, trens e mobilidade e telecomunicações.

Localizado em Lagoa Santa/MG, o LabFabITR, primeiro laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras-raras do hemisfério sul, é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e da Codemge. A iniciativa agrega laboratório, criado a partir da formação de um consórcio tecnológico, e uma fábrica que disponibiliza serviços que abrangem desde o desenvolvimento de um novo produto até a sua industrialização, seja na forma de protótipo ou através da produção em pequenos lotes. Saiba mais sobre o LabFabITR.

Grafeno

O grafeno é um nanomaterial de carbono que possui propriedades únicas, como alta condutividade térmica e elétrica, flexibilidade e alta resistência mecânica. Com uma série de potenciais aplicações nas áreas de nanotecnologia, o material pode ser produzido a partir da exfoliação do mineral grafite. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial do grafite e Minas Gerais lidera a produção nacional, com mais de 70% do total extraído no país.

Em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), a Codemge desenvolve o Projeto MGgrafeno, que visa a implantação da primeira planta industrial de grafeno do Brasil. Saiba mais sobre o Projeto MGgrafeno.

Lítio

Com aplicações na indústria eletrônica, farmacêutica e de energia, a demanda por lítio tem crescido continuamente. Minas Gerais tem importantes reservas do metal, sobretudo na região do Vale do Jequitinhonha. Por meio de parceria com a britânica Oxis, com a Companhia Brasileira de Lítio (CBL), e com a Unicoba, a Codemge atua em todos os elos da cadeia deste material estratégico.

Fosfato

A Codemge é titular de uma das principais jazidas de fosfato do Brasil, matéria-prima necessária à produção de fertilizantes. Localizada em Araxá, a operação está atualmente arrendada para a parceira Mosaic Fertilizantes. A produção de fertilizantes é fundamental para sustentar a alta produtividade do agronegócio, um dos pilares da economia brasileira. O Brasil, no entanto, não é favorecido em termos de reservas de minerais fertilizantes e depende de volumosas importações de potássio e fosfato. A balança comercial deficitária dessas substâncias acentua a relevância estratégica das reservas de fosfato.

Titânio

O titânio, como material estratégico, é também foco de investimentos em tecnologias que têm o potencial de revolucionar o mercado mundial do metal. O projeto Titânio – Anatásio, parceria entre a Codemge e a Mosaic Fertilizantes, tem por objetivo o desenvolvimento de uma rota tecnológica para a produção de titânio metálico a partir do anatásio, mineral abundante no em Minas Gerais. O mercado do titânio é bem consolidado, com expectativa de crescimento da demanda e elevação nos preços nos próximos anos.

Projeto Pelotização

A Codemge está desenvolvendo uma rota tecnológica para viabilizar a produção de pelotas de minério de ferro a partir do rejeito do beneficiamento de nióbio. Além da geração de receita, o aproveitamento do material, atualmente depositado em barragens de rejeito, poderá trazer significativos ganhos ambientais.

 

 

 

 

 

 

 

 



Voltar