ÁREAS DE ATUAÇÃO

Mapeamento Geológico


A Codemge tem buscado levantar informações completas e organizadas sobre as características geológicas do território mineiro, de modo a atrair potenciais investidores. 

Iniciado em 1994 e continuado na nova gestão, o Levantamento Aerogeofísico do Estado visa a criação de informação básica  para subsidiar estudos do potencial de ocorrências minerais em Minas Gerais, mostrando as anomalias magnéticas, que podem indicar depósitos, além de dados gamaespectométricos. O levantamento é realizado por aviões equipados com sensores específicos. Este projeto, conduzido em parceria com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM, foi concluído em 2013 e, juntamente com projetos conduzidos pela CPRM e pela ANP, recobrem 100% do território do Estado. 

Em 2015, foi concluído o Projeto Fronteiras de Minas, que abrange as áreas de 39 folhas cartográficas. Este trabalho culminou com a entrega de 32 mapas geológicos em escala 1:100.000, bem como os mapas e a compilação de bases cartográficas utilizadas em SIG e relatório associado. Em 2017, foram entregues os produtos finais do Projeto Triângulo Mineiro/Ouro Preto, composto por 31 mapas geológicos em escala 1:100.000, suas bases cartográficas em SIG e seus respectivos relatórios, cobrindo área referente a 39 folhas cartográficas. 

A conclusão deste mapeamento representa um marco na produção de informação geológica em Minas Gerais, com a finalização de 100% do mapeamento geológico do território de Minas Gerais em escala 1:100.000.

Mapa Geológico em PDF



Voltar