ATIVIDADES

Participações acionárias

Atualmente, a Codemge possui participação acionária nas seguintes companhias:

BIOTECHTOWN

O BiotechTown é um hub de inovação em biotecnologia e ciências da vida, sediado em Nova Lima/MG. Tem como objetivo promover o setor em Minas Gerais por meio da aceleração e do investimento em empresas nascentes de base biotecnológica. Saiba mais.

COMPANHIA BRASILEIRA DE LÍTIO (CBL)

A Companhia Brasileira de Lítio é uma sociedade anônima de capital fechado, fundada em 1986. Possui reservas certificadas de espodumênio que superam 1,3 milhão de toneladas e é a única empresa brasileira produtora de carbonato e hidróxido de lítio. Conta com uma unidade de mineração em Araçuaí/MG e uma planta de processamento químico em Divisa Alegre/MG, ambas no Vale do Jequitinhonha, além de um escritório em São Paulo. O lítio é aplicado em diversas indústrias, como a de baterias, de fármacos, entre diversas outras.   

A Codemge tem 33% das ações da CBL. A iniciativa coopera para criar uma plataforma industrial, capaz de sustentar o desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia para os nascentes mercados de mobilidade elétrica e geração distribuída.

DATORA/ARQIA

A Codemge é acionista do Grupo Datora Participações, empresa brasileira de telecomunicações dedicada à prestação de serviços de telefonia fixa e móvel – MVNO (Mobile Virtual Network Operator). A Datora/Arqia possui unidade em Nova Lima/MG – uma das contrapartidas do aporte da Codemge prevê a criação de uma unidade da empresa em Minas Gerais. É líder no mercado nacional de soluções de internet das coisas (IoT) e atuante também no segmento de Machine to Machine (M2M).

Internet das Coisas é uma tecnologia intimamente ligada ao conceito de Cidades Inteligentes e se refere à conexão de dispositivos pela internet, para além dos convencionais smartphones e computadores. Abrange a criação de uma rede interligada de equipamentos, que vão desde eletrodomésticos até a rede elétrica de uma cidade. Machine to Machine é a tecnologia que conecta máquinas, dispositivos e aparelhos à internet sem utilizar fios, transformando-os em recursos inteligentes.

HELICÓPTEROS DO BRASIL S/A – HELIBRAS

A parceria da Codemge e da Helibras se insere no âmbito das ações da Companhia de estímulo ao segmento aeroespacial mineiro. A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. Instalada em Itajubá/MG, é responsável pela produção, venda e pós-venda no país de aeronaves da Airbus Helicopters, maior fornecedora mundial do setor. Em atividade desde 1978, a empresa está diretamente ligada à consolidação do uso de aeronaves de asas rotativas no país, contribuindo para o fortalecimento da indústria aeronáutica – mineira e brasileira, para a transferência de tecnologia e para a soberania nacional nesse segmento. Em seus mais de 40 anos de atuação, já entregou mais de 800 helicópteros.

Para estimular essa cadeia, a Codemge detém participação acionária na empresa, de 16%. Com o investimento na Helibras, a Codemge fomenta o desenvolvimento de um ecossistema, beneficiando a empresa, o entorno da fábrica e a cadeia aeronáutica.

INDÚSTRIA DE AVIAÇÃO E SERVIÇOS S/A – IAS

A IAS é uma indústria de venda de equipamentos de precisão e prestação de serviços de manutenção no ramo aeronáutico, localizada em São José da Lapa/MG. Recebeu a classificação do Ministério da Defesa brasileiro “EED”, Empresa Estratégica de Defesa. Assim como a Helibras, o aporte na IAS está no âmbito dos incentivos da Codemge ao segmento aeroespacial de Minas Gerais e no fortalecimento dessa vertical de desenvolvimento.

A Codemge participa no capital da IAS com 15%. A IAS cresceu e se tornou a única empresa autorizada na América Latina a realizar as manutenções nas turbinas dos fabricantes Rolls Royce, Klimov e Pratt & Whitney.



Voltar