ATIVIDADES

Fundos

A Codemge possui participação nos seguintes Fundos de Investimento (FIPs):

FIP AEROTEC

  • Setores estratégicos: aeroespacial, defesa e manufatura aditiva
  • Status: operacional desde 2016
  • Empresa gestora: Confrapar

O segmento aeroespacial está sempre na fronteira tecnológica, gerando empregos de alto nível e compreendendo atividades industriais que produzem alta agregação de valor. Minas Gerais possui ainda boa base tecnológica, com instituições referência em aeronáutica, como a UFMG e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

Por essa razão, o primeiro fundo de participações da Codemge a entrar em operação, em 2016, foi o FIP Aerotec, que contempla toda a cadeia, a montante e a jusante, do segmento aeroespacial e de defesa.  Engloba fabricantes de componentes e sistemas, montadoras, empresas de manutenção e reparação de aeronaves e suas partes, indústrias de satélites, drones, veículos aéreos tripulados e não tripulados. A manufatura aditiva, que faz parte do pipeline e que é popularmente associada à tecnologia de impressão 3D, também está incorporada nos investimentos do fundo, devido às suas aplicações em componentes, peças, entre outras possibilidades.

O fundo detém, em suas investidas, as seguintes empresas:

ALTAVE: fabricante de aeróstatos cativos para monitoramento e telecomunicações, sediada em Uberlândia/MG. Ganhou notoriedade com a aplicação de seus balões de monitoramento persistente, direcionado a grandes áreas, durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

ASTROSCIENCE: empresa proveniente de uma startup de Uberaba/MG, a Astroscience é especializada na prestação de serviços na área de impressão 3D e manufatura aditiva. Desenvolveu uma resina para impressão 3D própria, de boa qualidade e custo competitivo.

CLIEVER: fabricante de impressoras e acessórios para impressão 3D, além de software especializado, sediada em Belo Horizonte/MG.

COMPASS 3D: especializada em odontologia digital, a Compass 3D oferece tecnologias nas áreas de Ortodontia, Implantodontia, Cirurgia de face e próteses, por meio de manufatura aditiva.

FLAPPER: empresa de aviação executiva sob demanda, com voos compartilhados em aviões tipo jato. O modelo de negócio é semelhante ao de aplicativos de transporte privado em veículos, no qual o serviço é solicitado pelo celular. A Flapper possui escritório em Belo Horizonte/MG.

OXIS ENERGY E OXIS BRASIL: a Oxis Energy é uma empresa britânica de P&D, originária da Universidade de Oxford. Parceira de grandes players do mercado, sua especialidade é o desenvolvimento de células de baterias de lítio-enxofre (Li-S). Saiba mais.

UNICOBA: fabricante de baterias íon-lítio (Li-íon), modelo mais aplicado atualmente no mercado. Possui unidade em Extrema/MG, sul de Minas, e tem sua atuação focada em eficiência energética, aplicações portáteis e estacionárias.  

XMOBOTS: empresa especializada em desenvolvimento e fabricação de RPAs, Aeronaves Remotamente Pilotadas, também conhecidas como drones. Desenvolve toda a parte mecânica, de hardware e software dos equipamentos, e possui sede na cidade paulista de São Carlos.

FIP BIOTEC E CIÊNCIAS DA VIDA

  • Setores estratégicos: biotecnologia e ciências da vida
  • Status: operacional desde 2019
  • Empresa gestora: FIR Gestão de Investimentos S.A.

O Fundo de Investimento em Participações Biotec e Ciências da Vida busca incentivar empresas atuantes no setor de biotecnologia e ciências da vida, incluindo as atividades: Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I); desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços; prestação de serviços especializados à cadeia de biotecnologia e biociências; equipamentos aplicados para a medicina, inclusive diagnóstico por imagem; tecnologias de manufatura aditiva e/ou avançada, aplicadas ao setor; e outras tecnologias voltadas para o segmento.

FUNCINE MINAS GERAIS

  • Setor estratégico: audiovisual
  • Status: operacional desde 2018
  • Empresa gestora: Investimage Asset Management

O Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (Funcine Minas Gerais) é voltado ao incentivo a projetos e empresas mineiras de produção, comercialização, distribuição ou infraestrutura para obras audiovisuais brasileiras independentes, incluindo animação. Ele se insere no âmbito dos fundos de participação da Companhia e nos investimentos na indústria criativa mineira, uma cadeia produtiva que movimenta diversos elos da economia. O fundo é registrado tanto na CVM quanto na Ancine.

FIP SEED4SCIENCE

  • Setor estratégico: capital semente
  • Status: operacional desde 2018
  • Empresa gestora: Fundepar Gestão e Consultoria

O Seed4Science é um fundo de investimento de capital semente destinado a empresas inovadoras, com faturamento máximo de R$ 16 milhões/ano, e que possuam a tecnologia como diferencial competitivo. Por meio desse fundo, a Codemge oportuniza negócios pioneiros que estão em fases iniciais de maturação. Os segmentos-alvo são: biotecnologia, nanotecnologia, internet das coisas, materiais avançados e tecnologia da informação e comunicação. A empresa gestora do Seed4Science é a Fundepar Gestão e Consultoria. Outros cotistas são a Fundep, Fapemig, Fundepar, Funarbe, Bandes e BDMG.



Voltar