ÁREAS DE ATUAÇÃO

Indústria de Alta Tecnologia

Desde sua criação, em 2015, a Diretoria de Fomento à Alta Tecnologia da Codemge tem se dedicado a estimular projetos e novas oportunidades no nicho de empresas de alta tecnologia e inovação em Minas
Gerais. 

Alta Tecnologia – Principais projetos e ações

Para dar direcionamento e foco à atuação da Codemge no setor, foi feito um estudo detalhado, que revelou a oportunidade de se fazer frente a um desafio do Estado, seu dinamismo econômico ainda tímido, aproveitando uma vantagem competitiva mineira: seu capital humano diferenciado. Estado com maior número de universidades federais (11 universidades federais), Minas Gerais possui mão de obra altamente qualificada e especializada, e ainda subaproveitada. A pesquisa indicou também a necessidade de empreender uma abordagem de investimento diversificada e flexível, que se fundamentasse em novos modelos de negócio e que focasse em segmentos estratégicos.

  • Eletroeletrônica, Semicondutores e Telecomunicações
  • Aeroespacial, automotivo, química, de defesa e segurança
  • Medicamentos e produtos do complexo da saúde
  • Biotecnologia e meio ambiente
  • Novos materiais, tecnologia de informação, ciência e sistemas de computação e software

A Empresa divide sua atuação no setor de alta tecnologia em três vias principais:

Investindo diretamente em empresas estratégicas, com aporte de capital
Por meio da Codemig Participações S.A – Codepar, subsidiária integral da Codemge, busca atrair, manter e incentivar empresas e projetos, ao expandir a cadeia dos produtores de alta tecnologia em Minas Gerais, considerando as habilidades científicas de produtores de bens e proporcionando efetivo desenvolvimento econômico do Estado. Sua atuação se baseia na realização de investimentos em empresas estratégicas, nos segmentos aeroespacial, de defesa, biotecnologia, saúde e medicamentos, mobilidade urbana, semicondutores e internet das coisas. Há ainda a possibilidade de investimentos oportunos em segmentos menos dinâmicos, mas importantes para a sociedade e para Minas. 

Investindo diretamente por meio de fundos 
foram abertos editais para seleção de gestores de fundos de investimento destinados ao fomento de regiões e áreas estratégicas para Minas Gerais, os FIPs – Fundos de Investimento em Participações e FIDCs – Fundos em Direitos Creditórios. As companhias-alvo devem ter alto potencial de crescimento, além de sede social ou atuação relevante no Estado.

Conduzindo projetos em parceria a outras diretorias da Codemge
Pautando-se pelo princípio da transversalidade de esforços e conhecimentos, a Diretoria de Fomento à Alta Tecnologia tem atuado em parceria às demais Diretorias da Empresa na condução de projetos estratégicos, aplicando seu know-how na elaboração de planos de negócios e prospectando oportunidades de fomento e investimento. Algumas iniciativas são o Voe Minas Gerais, o desenvolvimento e acompanhamento do projeto MGGrafeno e a instalação do laboratório-fábrica de ligas e ímãs de terras raras em Minas Gerais.

 

PROPOSTAS DE INVESTIMENTO

A fim de formalizar o processo de escolha e a aprovação dos projetos de investimento, bem como os procedimentos de acompanhamento de resultados até o respectivo desinvestimento, a Codemge submeteu aos órgãos de governança próprios e do Estado e obteve aprovação dos Critérios para Seleção e Avaliação de Oportunidades de Investimento. Entre os aspectos relevantes para a aprovação de uma oportunidade de investimento, a Empresa analisa e considera os seguintes macro critérios:

  • o alinhamento da oportunidade aos eixos estratégicos de desenvolvimento do Governo do Estado de Minas Gerais e ao plano estratégico da Codemge;
  • a atratividade e o retorno econômico-financeiro da oportunidade de investimento;
  • o risco envolvido.

Outras informações podem ser obtidas nos documentos abaixo relacionados:

Norma de Procedimento para seleção e avaliação de oportunidades de investimento

Critérios para seleção e avaliação de investimentos



Voltar