ÁREAS DE ATUAÇÃO

Revitalização e Modernização

Distritos Industriais

Em maio de 2015, a Empresa lançou, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), o Programa de Revitalização e Modernização de Distritos Industriais. O plano, inédito e estratégico, visa a alavancar o desenvolvimento industrial em Minas Gerais, tornando o Estado cada vez mais atrativo e dotado de melhores condições de competitividade para a indústria.

Após estudo detalhado das demandas e potencialidades dos 54 distritos industriais da Codemig, 13 deles foram selecionados como prioritários para receber as ações do programa: Belo Horizonte – Distrito do Jatobá, Betim, Contagem, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Ituiutaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberaba e Uberlândia. A partir de demanda colocada pelos próprios empresários, os DIs de Araxá e de Araguari também foram incorporados à iniciativa, totalizando 15 municípios.

A revitalização leva em conta cinco eixos prioritários ― estabelecimento de governanças locais, energia, telecomunicações, meio-ambiente e segurança ― e diversos aspectos estratégicos, como recursos humanos, inovação tecnológica, imagem e mercado. Outras informações sobre o Programa estão disponíveis no site www.distritosindustriaismg.com.br.

Etapas do Programa

As primeiras duas etapas englobam todos os 54 DIs da Codemge. Todos os municípios que terão seus DIs estudados nessas fases receberão um relatório com as informações levantadas. A terceira etapa envolverá a análise dos distritos selecionados como prioritários.

A quarta fase compreenderá a proposição do Plano Diretor de Revitalização dos distritos selecionados. Por fim, o quinto momento consistirá na execução desse planejamento, abarcando itens como qualificação de fornecedores, serviços de apoio à indústria, desenvolvimento das cadeias produtivas, infraestrutura, segurança, meio ambiente e atração de investimentos.



Voltar