ÁREAS DE ATUAÇÃO

Poços de Caldas

Thermas Antônio Carlos

Poços de Caldas é uma das mais importantes e tradicionais cidades de Minas Gerais. Localizada na região Sul do Estado, tem posição estratégica em relação a importantes capitais brasileiras. Senhora da história de Minas e uma das mais importantes e tradicionais cidades mineiras, Poços de Caldas teve sua criação oficial em 1872, com a doação de terras onde se localizava a fonte de águas sulfurosas; em 1886, já havia na localidade uma casa de banho, seguida por outras nos anos posteriores. Saiba mais sobre a atuação da Codemge em Poços de Caldas.

As Thermas e a nova gestão

Desde o final do século XVIII, as águas termais de Poços de Caldas são conhecidas por suas virtudes curativas e utilizada nos mais diversos tratamentos. As Thermas Antônio Carlos foram inauguradas em 1931, como o primeiro estabelecimento termal do Brasil a oferecer uma série de serviços e tratamentos corporais a partir do uso da água termal.

O Governo de Minas Gerais passou a gerir as Thermas Antônio Carlos em 15 de janeiro deste ano. O empreendimento, pertencente à Codemge, vinha sendo administrado pela Prefeitura Municipal desde janeiro de 1990. Agora, a oferta de serviços tem sido ampliada com a administração da Empresa. Para além de um balneário termal, o local ganha status de spa termal, oferecendo tratamentos de saúde, beleza e bem-estar, com o diferencial das águas termais.

As Thermas oferecem mais de 30 serviços e atrativos à população e aos turistas, como banhos termais, limpeza de pele, massagens, drenagem linfática, bambuterapia, sauna e duchas. Entre as novidades disponibilizadas com a gestão da Companhia, estão: liposhock (sessão de redução de medidas), massagem com pedras quentes, manicure, pedicure, depilação e design de sobrancelhas, a custos praticados no mercado. Veja a lista de serviços e preços.

O horário de funcionamento é das 9h às 20h, diariamente. O imóvel está localizado na Rua Junqueiras, s/n, em Poços de Caldas.

A Codemge assumiu a gestão de outros empreendimentos de sua propriedade, como o Parque das Águas de Caxambu, tendo criado, inclusive, uma Coordenação de Balneários. O objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico da região, valorizando também o bem-estar da população.

Codemge é recebida pela Câmara Municipal de Poços de Caldas (maio/18)

No dia 15 de maio, a gerente de Promoção de Ativos da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Marina Lana Fantoni, e a coordenadora de balneários, Jussara Marques Oliviera Marrichi, foram recebidas na Câmara Municipal de Poços de Caldas, onde explanaram sobre a gestão das Thermas Antonio Carlos e o atendimento termal no município. Clique aqui para ver a apresentação exibida.

A presença da Codemge atendeu a convite oficial formulado pelo Presidente da Casa, vereador Antônio Carlos Pereira, a partir do requerimento do vereador Mauro Ivan de Oliveira. Na oportunidade, foram apresentados os investimentos que a empresa tem feito para revitalizar as Thermas. Desde 15 de janeiro, a gestão desse ativo do Estado foi assumida pela Codemge. São prioridades: o fomento ao desenvolvimento econômico da região, por meio do turismo; a preservação do patrimônio histórico; e a valorização do bem-estar da população.

A Codemge vem investindo na manutenção de banheiras, saunas, duchas e ofurôs. Também vêm sendo checados e/ou reparados diversos equipamentos importantes para o funcionamento das Thermas: compressores, motobombas, aquecedores, gerador de eletricidade, relógios para as cabines. Outras ações realizadas recentemente são a limpeza na fachada externa e a aquisição de mobiliário e enxoval. As iniciativas integram as ações da Empresa em prol da modernização, da preservação e do adequado funcionamento do espaço.

A oferta de serviços tem sido ampliada: atualmente, são 31 diferentes opções para o cliente. Para isso, a Codemge celebrou 12 contratos com permissionários especializados em procedimentos como spa e terapias holísticas. No cardápio, agora, há diversas massagens: com pedras quentes, modeladora, de redução de medidas, com pindas chinesas, tuiná e reflexologia. Outra novidade são os serviços de embelezamento e nutricionista. Já entre as terapias, são oferecidos: reiki, barra de acess, oficinas de relaxamento e meditação, yoga – todos disponíveis para visitantes e moradores, como atividades avulsas. Com relação aos banhos termais, passaram a ser usados óleos essenciais de lavanda e alecrim. Diante de todas essas inovações, as Thermas passaram ao status de Spa Termal, oferecendo tratamentos de saúde, beleza e bem-estar, com o diferencial das águas termais.

Os preços e o tempo de atendimento foram ajustados, de forma que se mantenham atraentes e compatíveis com o mercado. No geral, os valores foram reduzidos 40% em média. O horário de atendimento foi estendido, permanecendo de portas abertas diariamente até as 20h, para que a população economicamente ativa e o turista possam usufruir do espaço também no período noturno.

As Thermas vêm também promovendo ações de aproximação com a comunidade, com a realização de palestras e aulas especiais no Dia das Mães e visita guiada e desconto em serviços em comemoração ao Dia Mundial da Água. A Codemge vem ampliando a divulgação desse ativo em Poços de Caldas e na capital, por meio da veiculação de campanhas publicitárias em rádios e jornais, além de mensagens em monitores de TV dentro do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte.

Quanto à preservação do patrimônio, além do investimento contínuo na manutenção dos equipamentos, vem sendo restaurado o mobiliário antigo, formado por móveis de 1931. Outra atividade relevante é a digitalização de 370 livros antigos sobre termalismo, totalizando 120 mil páginas. Várias outras ações de estímulo ao turismo e à aproximação com a comunidade estão sendo planejadas.

Codemge promove ações especiais em Poços de Caldas para celebrar o Dia das Mães (maio/18)

O Dia das Mães vai ser comemorado com estilo nas Thermas Antônio Carlos, em Poços de Caldas, no Território Sul. O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), gestora do espaço, preparou uma série de ações para animar a data e oferecer opções de presentes.

Já na quinta-feira, dia 10/5, a partir das 14h, um ciclo de palestras sobre saúde e bem-estar movimenta as Thermas. Serão abordados temas como tratamento contra celulite e gordura localizada, tratamentos faciais durante o inverno, terapias holísticas e complementares, a importância da água termal na hidratação da pele e os desafios da maternidade nos dias atuais.

Os participantes das palestras também serão convidados a fazer uma visita guiada às Thermas. Serão emitidos certificados de participação.

Já no sábado, 12/5, às 10h, o espelho d’água das Thermas será o cenário de uma aula de yoga ao ar livre. A prática indiana, que combina técnicas de respiração, posturas corporais e concentração mental para trazer benefícios globais à saúde, ganha cada vez mais adeptos em todo o mundo.

Cuidado e relaxamento: o melhor presente

Ainda pensando na data comemorativa, as Thermas oferecem duas opções de cartão-presente: o Day Spa Termal Mãe Clássica, que inclui banho termal aromático com sais especiais, massagem relaxante e escalda-pés, e o Day Spa Termal Mãe Relaxada, que proporciona um banho de ofurô, drenagem linfática e limpeza de pele.

A programação de Dia das Mães e os cartões-presentes têm preços e condições especiais, que podem ser consultados pelo telefone (31) 98307-0181.

Codemge adquire novo mobiliário para as Thermas Antônio Carlos (abril/18)

As Thermas Antônio Carlos, em Poços de Caldas, no Território Sul, acabam de receber novo mobiliário e peças de enxoval, adquirido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). As peças substituem itens que a Prefeitura Municipal havia emprestado por um período seis meses e são essenciais ao pleno funcionamento do espaço. Ao todo, foram comprados mais de 180 móveis e peças, com investimento superior a R$ 100 mil. A iniciativa integra as ações da Empresa em prol da modernização, da preservação e do adequado funcionamento do espaço.

Foram adquiridas 39 poltronas estampadas, para as salas de espera dos setores de hidrologia feminina e masculina e para o setor de ofurô. Além disso, 64 cadeiras cromadas foram colocadas nas cabines de banho e cabines de ofurô. O acabamento cromado é o mais indicado para esses ambientes, porque, ao final de cada banho, as cabines são lavadas e higienizadas, exigindo materiais resistentes à umidade.

Dois racks passam a compor a sala de repouso das saunas masculina e feminina, que também contarão com televisores. Dez espreguiçadeiras foram distribuídas nas áreas de descanso da hidrologia feminina, sauna feminina e sauna masculina.

Para os setores de estética facial e corporal foram adquiridas oito macas estilo spa, com suas respectivas escadas de apoio. Por sua vez, os banheiros receberam 45 lixeiras para os reservados e 14 lixeiras tubulares de pia, em aço inox.

Novos cabides, carrinhos de limpeza e um carro-cuba de lavanderia também foram adquiridos, para melhor organização das áreas de serviço das Thermas Antônio Carlos. A Codemge comprou ainda 100 roupões aveludados e 500 toalhas para o empreendimento.

Os novos itens foram obtidos por meio do processo licitatório 11/2018. O pregão eletrônico foi realizado pela Codemge em 02/03/18 e homologado no mesmo mês. O edital para aquisição de mobiliário, equipamentos e enxoval para as Thermas estruturou a compra em variados lotes, de forma a ampliar a competitividade, considerando a disponibilidade dos itens no mercado sem a perda da economia de escala. Três empresas foram contratadas no certame: Ergon Mobile Comércio & Serviços, Madelider Comercial e Novara Comércio.

As Thermas e a nova gestão

Desde o final do século XVIII, as águas termais de Poços de Caldas são conhecidas por suas virtudes curativas e utilizada nos mais diversos tratamentos. As Thermas Antônio Carlos foram inauguradas em 1931, como o primeiro estabelecimento termal do Brasil a oferecer uma série de serviços e tratamentos corporais a partir do uso da água termal.

O Governo de Minas Gerais passou a gerir as Thermas Antônio Carlos em 15 de janeiro deste ano. O empreendimento, pertencente à Codemge, vinha sendo administrado pela Prefeitura Municipal desde janeiro de 1990. Agora, a oferta de serviços tem sido ampliada com a administração da Empresa. Para além de um balneário termal, o local ganha status de spa termal, oferecendo tratamentos de saúde, beleza e bem-estar, com o diferencial das águas termais.

As Thermas oferecem mais de 20 serviços e atrativos à população e aos turistas, como banhos termais, limpeza de pele, massagens, drenagem linfática, bambuterapia, sauna e duchas. Entre as novidades disponibilizadas com a gestão da Companhia, estão: liposhock (sessão de redução de medidas), massagem com pedras quentes, manicure, pedicure, depilação e design de sobrancelhas, a custos praticados no mercado.

O horário de funcionamento é das 9h às 20h, diariamente. O imóvel está localizado na Rua Junqueiras, s/n, em Poços de Caldas.

A Codemge assumiu a gestão de outros empreendimentos de sua propriedade, como o Parque das Águas de Caxambu, tendo criado, inclusive, uma Coordenação de Balneários. O objetivo é fomentar o desenvolvimento econômico da região, valorizando também o bem-estar da população.

Palace Hotel Poços de Caldas

O complexo do Palace Hotel se impõe na paisagem da cidade, com sua beleza e grandiosidade. Propriedade da Codemge, o hotel é arrendado pela Empresa ao grupo Carlton Plaza desde 1994. Foi inaugurado na década de 1930, e sua fachada é cercada por belos jardins, que podem ser apreciados das varandas, permitindo ao hóspede desfrutar da paisagem local.

Possui luxuosas dependências. Seus grandes diferenciais são os salões para eventos, totalmente restaurados, com completa infraestrutura para realização de congressos e banquetes para até 500 pessoas. Há áreas reservadas especialmente para recreação, com destaque para a piscina de água sulfurosa, coberta e aquecida naturalmente. Cercado de área verde, esse conjunto é de grande beleza, propício ao lazer e ao relaxamento.

Cartão postal da cidade, o Palace Hotel está localizado ao lado das Thermas Antônio Carlos, do Palace Cassino e próximo ao Balneário Mário Mourão, formando o mais importante complexo turístico da cidade. O Palace Hotel possui estilo basco, com edificação vistosa e alegre. Outras informações, clique aqui.

Revitalização do Theatro Palace Casino

Em 30 de dezembro de 2016, o Governo de Minas Gerais e a Codemge entregaram à população o histórico Theatro Palace Casino de Poços de Caldas, completamente revitalizado. Após obras de reforma e restauro, o equipamento cultural foi reaberto. As obras de reforma e restauro tiveram início em outubro de 2013 e foram concluídas em novembro de 2016, com investimento de R$ 12,5 milhões, oriundos da Codemge.

As intervenções realizadas objetivaram o resgate funcional do espaço originalmente projetado, restaurando as linhas do antigo cine teatro em suas características mais marcantes. Efeitos estéticos modernos foram aliados a elementos nostálgicos, propiciando habilitação tecnológica ao uso do equipamento teatral da forma mais abrangente possível. O projeto foi agraciado com o “Prêmio de Arquitetura IAB-MG 2016 – Centenário Sylvio de Vasconcellos”, conferido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, na modalidade “Conservação, Reutilização, Requalificação e Valorização do Patrimônio”. A premiação ocorreu em 6/12/16, na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte.

Patrocínio

Por meio do chamamento público 01/2015, a Codemge patrocinou o evento “11ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e Flipoços 2016”, inscrito pela GSC Eventos Especiais e realizado em 30/4/2016. Em 2017, por meio do Edital 01/2017, a Codemge patrocinou a 12ª edição dessa feira, realizada em abril. Outro patrocínio este ano é o do evento 3ª Copa Futsal da TV Plan, entre 01/08 e 09/10/2017.

Apresentação da Banda Sinfônica de Poços de Caldas na Sala Minas Gerais

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), promove um concerto gratuito da Banda Sinfônica de Poços de Caldas na capital mineira, no dia 28 de outubro de 2017, às 20h. A apresentação será realizada na Sala Minas Gerais, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo. O objetivo da iniciativa é promover a democratização do uso desse espaço, além contribuir para a formação de público para a música clássica.

A Banda Sinfônica de Poços de Caldas é formada por professores e alunos dos cursos de sopro e percussão do Conservatório de Poços de Caldas. Com presença também de músicos convidados, o grupo tem como objetivo divulgar a música de concerto.

Para o maestro Juliano Marques Barreto, a apresentação é a realização de um sonho. “Poder mostrar todo o trabalho, dedicação e amor à música, em um espaço como a Sala Minas Gerais, nos fascina. O fazer cultural não está restrito aos grandes centros, e, dentro desse entendimento, o convite da Codemge vem ao encontro da consolidação e do reconhecimento do nosso projeto. Estamos muito felizes”, ressaltou.

Com 47 músicos, a banda irá apresentar um repertório variado, que vai de óperas de compositores eruditos, como Bizet, a arranjos para clássicos do rock, como canções do Led Zeppelin.

Os ingressos podem ser retirados, gratuitamente, na bilheteria, meia hora antes do espetáculo. O endereço da Sala Minas Gerais é Rua Tenente Brito Melo, 1.090, no Barro Preto.

 



Voltar